Banner de divulgação destaca o braile, importante ferramenta de leitura para deficientes visuais

Em razão do Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, celebrado em 21 de setembro, o projeto Vamos Ler! do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV), apresenta, em sua 20ª edição, textos e entrevistas sobre o tema “Produção literária e acessibilidade”.

Construída em parceria com o projeto de extensão Incluir e com o GT Acessibilidade, a edição disponível no site do Vamos Ler!, destaca as adaptações necessárias nos espaços e ferramentas de leitura, bem como ressalta as conquistas e os desafios dos escritores com deficiência para produzir e divulgar seus textos e poemas ao público. “É relevante, sempre que possível, dialogarmos sobre questões que estão presentes em nossa sociedade, afetando as minorias. Isto nos leva a pensar no outro com mais empatia e nos faz pensar em alternativas para tornar a vida, neste caso a leitura, mais acessível a todos. Conhecer, questionar e buscar melhorar as diferentes realidades que nos cercam é o que nos faz humanos”, destacou Aline Costa, bibliotecária da UFJF-GV e uma das idealizadoras do Vamos Ler!.

Além de textos dos escritores Bartyra Soares, Marcelo Rubens Paiva, Leandra Migotto Certeza, Markiano Charan Filho e Jairo Marques, a edição 20 do Vamos Ler! apresenta uma entrevista em texto e áudio com o jornalista, escritor e youtuber Marcos Lima, responsável pelo canal Histórias de Cego, com mais de 300 mil seguidores. No instagram da UFJF-GV, as tradicionais postagens em texto passaram a contar com áudio. De acordo com Aline Costa, a democratização do acesso à leitura passa pela digitalização, porém há ainda pontos a serem adequados neste processo. “Destaco aqui a agilidade no compartilhamento da produção, através da digitalização; a facilidade de arquivo/guarda de livros, que não ocupam espaço como os físicos; a possibilidade de aumentar a letra, mudar o layout e virar uma página de maneira lúdica, que aguça a leitura, principalmente na infância. Contudo, é importante lembrar que o acesso à tecnologia ainda não é igualitário no nosso país. Precisamos avançar muito no campo de políticas públicas que tornem o acesso à ferramentas – como internet, aplicativos e equipamentos para leitura digital – mais democrático. E, assim como os pontos positivos, também os negativos acabam impactando a todos, em especial às pessoas com deficiência”.

Já Flávia Carvalho, produtora cultural da UFJF-GV e também idealizadora do Vamos Ler!, destaca que os limites impostos às pessoas com deficiência não só as afasta da leitura, mas também contribui para o pequeno número de escritores com deficiência no Brasil. “Somado a isto está a dificuldade de dar visibilidade às suas produções, algo já comum no campo da literatura. A edição chama atenção sobre a urgência de ampliarmos o acesso à fruição e também à produção de literatura para um público que luta, bravamente, por mais respeito e espaço em nossa sociedade”.

A atual edição do Vamos Ler! contou ainda com o apoio do setor de Comunicação, Cultura e Eventos da UFJF-GV e dos estudantes Alaine Terezinha e Renan Moreira.

Clique aqui e confira a 20ª edição do projeto Vamos Ler!.

Aqui, você tem acesso ao instagram da UFJF-GV.