Dando continuidade à reunião ordinária do mês de agosto, o Conselho Superior (Consu) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) aprovou, nesta quarta-feira 1º, pelo voto da maioria, o relatório de gestão e a prestação de contas da Fundação de Apoio e Desenvolvimento ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Fadepe), relativo ao exercício de 2020. Também foi aprovado o relatório de gestão da Fundação Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (Caed), relativo ao exercício de 2019.

Foi aprovada ainda uma solicitação do Caed para a realização do projeto “Gestão e Avaliação da Educação Pública em Níveis de Especialização e Mestrado Profissional”, com equipe executora em proporção inferior a um terço do quadro permanente da UFJF. Este projeto será realizado em parceria com a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.

Professor Emérito
Os conselheiros concederam, por unanimidade, o título de Professor Emérito da UFJF ao docente aposentado do Instituto de Ciências Exatas (ICE), Emanoel de Castro Antunes Felício. Graduado em Farmácia e Bioquímica em 1972, Felício tornou-se, no ano seguinte, professor auxiliar do Departamento de Química, onde atuou como docente por 48 anos (1973 a 2021), na área de Química Inorgânica, com ênfase em Química de Coordenação.

Mestre em Química pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), doutorou-se, também em Química, pelo Centre National de la Recherche Scientifique – CNRS1, em Tolouse, na França, sob a supervisão do professor René Poilblanc, no ano de 1984. Em seu retorno à UFJF, foi um dos criadores do Programa de Pós-graduação em Química. Em 1994, assumiu a assessoria da Pró-reitoria de Administração, tornando-se pró-reitor adjunto de Pesquisa da UFJF (1995-1997) e encarregando-se, no mesmo período, da Assessoria de Assuntos Internacionais da Instituição. Em 1998, Felício foi eleito diretor do Instituto de Ciências Exatas, ficando no cargo até 2002.

O professor atuou como membro do Conselho da Fundação Centro Tecnológico no período de 1998 a 2001, e foi pró-reitor de Formação da UFJF, no período de 2002 a 2004. Em seguida, assumiu o cargo de secretário de Desenvolvimento Tecnológico da UFJF, contribuindo para a criação do Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt).