Minicurso, Colônia de Férias da Agência Espacial Brasileira, oficinas: “Caixa misteriosa: pensando como cientista”, “Radioatividade a Olho Nu”, “Cine Palito” e “Do Museu ao Céu” estão entre as últimas atrações da SBPC Jovem e Família realizada pelo Centro de Ciência da UFJF. As atrações voltadas para o público infantil e jovem fazem parte da programação da 73ª Reunião Anual (RA) da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) . O evento que iniciou no dia 17 de julho, termina nesse sábado, 24, com atrações realizadas de forma síncrona e assíncrona, nos períodos da manhã e da tarde. As atividades de sábado podem ser acompanhadas pelo canal do Youtube da Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciências (ABCMC).

Sexta, 23, é o último dia da colônia de férias do Centro de Ciências. Aproveite! (Foto: Centro de Ciências)

A programação da SBPC Jovem e Família conta com a participação direta do público. Segundo o diretor do Centro de Ciências da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Elói Teixeira, todas as atividades focam no caráter lúdico da divulgação científica, com participação encantadora do público como a II Colônia de Férias do Centro de Ciências. A atividade coordenada pela professora do departamento de Química, Fernanda Bombonato, e com mediadores do Centro de Ciências e também do Instituto de Ciências Exatas (ICE) terá sua última atividade nesta sexta, às 16h e pode ser acompanhada pelo canal do Youtube do Centro de Ciências da UFJF. A iniciativa tem sido muito elogiada pelos participantes. “É fascinante ver a participação ativa das crianças”, aponta Teixeira.

O objetivo da Colônia de Férias Científica do Centro de Ciências é ofertar atividades de caráter lúdico-científico, gratuitas e de qualidade para as crianças de todo o Brasil. As atividades estão acontecendo em salas virtuais com no máximo 20 crianças, e também estão sendo transmitidas ao vivo pelo Canal do Youtube. “Vale destacar a participação de estudantes de diversos cursos de graduação, pós-graduação a até pós-doutores da UFJF, que estão atuando como mediadores voluntários nas atividades, o que contribui para a formação na área de divulgação científica desses sujeitos”, observa Fernanda.

Também coordenador da SBPC Jovem e Família, Teixeira explica que todas as ações são realizadas de forma virtual, diante do cenário de excepcionalidade, e ressalta a riqueza da programação dos últimos dias. Confira na página do Centro de Ciências! “Para ter acesso basta clicar no link específico com as atividades que estão disponibilizadas ou naquelas que acontecem ao vivo e participar. Elas acontecem pela manhã e à tarde”.

73ª Reunião Anual da SBPC

A 73ª RA da SBPC foi realizada em parceria com a UFJF. A programação científica se encerra nesta sexta, 23 com a conferência realizada pelo presidente eleito da SBPC, Renato Janine Ribeiro, às 20h, no canal da SBPCnet. A SBPC Cultural tem a última atração neste sábado, a partir das 21h30, também no canal da SBPCnet. Com o tema “Todas as Ciências são Humanas e Essenciais à Sociedade”, a reunião acontece inteiramente de forma virtual, devido à pandemia do coronavírus e à continuidade das medidas de isolamento social como medida mais eficiente, disponível no momento, para conter a disseminação da Covid-19.

A programação completa da 73ª Reunião Anual da SBPC traz nomes de projeção no cenário científico nacional, sendo transmitida pelos canais SBPCnet, TV UFJF, Centro de Ciências UFJFCritt – UFJF, UFJF Notícias e Revista A3 UFJF.

Outras informações: Site oficial da 73ª Reunião Anual da SBPC

Centro de Ciências – UFJF

Acompanhe a UFJF nas redes sociais

Facebook: UFJFoficial