Desde 2015, o projeto de extensão Centro de Iniciação, Formação e Rendimento no Atletismo do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) tem aproximado a instituição da comunidade através da inclusão de jovens com idade escolar no atletismo. Idealizado pelo professor Marcus Vinícius da Silva, o projeto promove ainda a melhoria da aptidão física e desempenho motor dos inscritos no projeto, bem como fomenta a participação em competições da modalidade e a formação de professores com capacidade para trabalhar com o esporte.

Os envolvidos vivenciam todas as provas do atletismo (marcha atlética, corridas, saltos, e lançamentos), com as distâncias e implementos adequados à faixa etária de acordo com as normas da Confederação Brasileira de Atletismo. “Os participantes passam por um processo inicial em que as atividades são bem lúdicas. De acordo com a evolução, os treinamentos ficam mais específicos”, destacou o atual coordenador do projeto e professor do departamento de Educação Física da UFJF-GV, Renato Siqueira.

O projeto é aberto para crianças e adolescentes que tenham entre 7 e 17 anos de idade. Contudo, em razão da pandemia de Covid-19, foi preciso suspender as atividades presenciais que ocorriam na Vila Olímpica. “Os treinamentos presenciais não foram retomados pois as crianças atendidas são alunos de escolas municipais e estaduais, portanto a previsão é que retornem assim que as aulas forem retomadas e a UFJF liberar as atividades presenciais de discentes e docentes”, afirmou Renato.

Enquanto os trabalhos presenciais não são retomados, a equipe organizadora, formada também por estudantes voluntários da UFJF-GV, cria materiais alternativos que serão utilizados nas aulas da graduação e do projeto. “Fizemos os implementos de martelo e peso nas provas de lançamento do martelo e arremesso de peso, construímos o regulamento para a competição “Festival de Mini-Atletismo da UFJF”, organizamos planos de aula para quando retornarem as atividades presenciais e criamos uma página no Instagram para divulgação e compartilhamento de informações sobre o Projeto de Extensão e sobre o Atletismo”, ressaltou Renato.

O instagram do Centro de Iniciação, Formação e Rendimento no Atletismo está disponível aqui.

Esporte e educação

A partir desta sexta-feira, 23, nações dos cinco continentes se unem em prol do esporte para uma série de disputas saudáveis nas mais diversas modalidades durante os Jogos Olímpicos de Tóquio. O chamado “espírito olímpico” representado pela valorização do respeito e jogo limpo entre os atletas é fomentado pelo projeto de extensão que forma atletas e cidadãos em Governador Valadares.

Renato Siqueira explica que o esporte tem um importante papel no processo educacional e sua inserção na vida das crianças e adolescente através de projetos, auxilia significativamente o seu desenvolvimento de forma integral, favorecendo não só aquisição de habilidades motoras e equilíbrio emocional, mas também o respeito às regras e aos oponentes, dentre outros benefícios “Outro ponto importante de frisar é o uso positivo do esporte como meio de socialização entre os jovens. Atualmente o que se percebe é uma cultura virtual muito presente, onde essas crianças e adolescentes deixam de lado a brincadeira ao ar livre, as conversas entre si e com os familiares, por isso é fundamental o incentivo à prática esportiva como forma de interação e assimilação dos valores sociais e de hábitos saudáveis. A quebra de barreiras também é um fator primordial que o esporte vem contribuindo imensamente”.

Além de Renato Siqueira, atualmente o Centro de Iniciação, Formação e Rendimento no Atletismo conta com a contribuição dos professores Marcus Vinicius da Silva e Regina Aparecida Avelino; e dos discentes Luciana Carvalho de Souza e Jonathas Willian Leite Pedroso.