Evento será realizado na Estação Olímpica de Governador Valadares (Foto: Dante Rodrigues)

Será realizado no próximo sábado, 6, na Estação Olímpica de Governador Valadares, o 1º Festival de Atletismo organizado pelo projeto de extensão Centro de Iniciação, Formação e Rendimento no Atletismo do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV).

A atividade tem como objetivo proporcionar a vivência e divulgar o esporte por meio de uma competição cooperativa que contará com a participação de cerca de 50 crianças entre 8 e 17 anos atendidas pelo projeto.

De acordo com o professor Marcus Vinícius da Silva, do departamento de Educação Física da UFJF-GV, os atletas serão divididos em equipes e cada atleta deverá participar de ao menos quatro provas. “O formato da competição, em equipes, irá estimular a cooperação dos participantes e a valorização do rendimento de todos os integrantes da equipe, ampliando assim a percepção de pertencimento ao grupo e diversas questões relacionadas às dimensões sociais”, explicou.

Professor Marcus Vinícius é o coordenador do projeto de extensão Centro de Iniciação, Formação e Rendimento no Atletismo (Foto: Dante Rodrigues)

Serão realizadas provas de 60m rasos, salto em Distância, arremesso do peso, revezamento 6x60m ou revezamento 2x60m. Será campeã a equipe que somar mais pontos ao final de todas as provas, porém todos os participantes receberão uma medalha.

Além de proporcionar a socialização entre crianças e adolescentes participantes do projeto, a competição será uma oportunidade para que estudantes da disciplina de Atletismo e Pedagogia do Esporte do curso de Educação Física da UFJF-GV possam colocar em prática os conteúdos trabalhados ao longo do semestre. “Será um bom exemplo de como realizar uma competição com princípios pedagógicos bem definidos. Levaremos em consideração as características e necessidades dos participantes, não sendo uma simples competição nos moldes dos adultos, infelizmente, prática essa muito comum no esporte infantojuvenil”, concluiu o professor Marcus Vinícius.

Os interessados em acompanhar as competições podem comparecer, a partir das 8h, à Estação Olímpica de Governador Valadares, localizada à R. Q, 1261 – Park da Fraternidade. O evento é gratuito.