Encerrada oficialmente nesta segunda-feira, 18, a edição 2021 dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), em Brasília (DF), foi marcante para alguns estudantes-atletas da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Alunos da Instituição, que representaram Minas Gerais durante o evento, foram destaques no atletismo, recebendo medalhas de todas as cores.

João Victor Ferreira, aluno do BI em Ciências Humanas, conquistou ouro no lançamento de disco (Foto: Federação Universitária Mineira de Esportes)

Na prova masculina de lançamento de disco, o campeão nacional foi João Victor Ferreira, estudante do curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Humanas. Ele, que treina desde os 14 anos de idade, participou pela primeira vez dos Jogos. Ferreira revela que, antes da edição do JUBs, os treinos tiveram uma carga média/intensa e com muito volume. Com a sensação de missão cumprida, o estudante destaca a importância que a prática esportiva tem na sua vida. “Graças ao esporte, pude realizar sonhos. É algo tão importante que fui para o caminho certo, me afastando de uma vida não muito agradável, na qual eu seria só mais uma estatística”, reflete.

Já Francisco Lima, graduando em Educação Física, também estreante, conquistou a prata na prova masculina dos dez mil metros. “Fiquei muito feliz porque, desde 2018, acabei tendo muitos problemas com lesões, que me tiraram de muitas competições. Então, conseguir voltar para o pódio em uma competição nacional de novo, para mim, foi muito importante. É uma sensação como se estivesse voltado para a direção certa”, analisa.

Raphaela Diesse chegou ao bronze no lançamento de dardo (Foto: Federação Universitária Mineira de Esportes)

Também do curso de Educação Física, Raphaela Diesse conquistou a medalha de bronze na prova feminina do lançamento de dardo. “Eu fui lá e fiz o meu melhor. Voltar com a medalha foi uma consequência”, acredita a estudante. “Como estou retornando agora depois de um tempo parada, me senti vitoriosa de trazer uma medalha para casa. Sou atleta há mais de oito anos e foi através do esporte que visitei lugares que nunca imaginei conhecer, tive oportunidades e conheci pessoas que são primordiais para minha vida.”

A UFJF também se fez representada no futsal masculino. O time, no entanto, acabou eliminado na fase das quartas de finais. A estudante do curso de Veterinária do Campus Governador Valadares, Vivian Carvalho, competiu em provas nacionais de atletismo, mas também não obteve medalhas.

“A edição 2021 do JUBs ocorreu em um contexto atípico. Foi a primeira vez que o evento aconteceu desde o início da pandemia de Covid-19, que provocou impacto nos treinamentos e na própria organização dos Jogos, demandando medidas de segurança em prol da saúde de todos os participantes. Ficamos muito satisfeitos com a performance dos estudantes-atletas de Minas Gerais”, enfatiza o professor do Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste), Luiz Carlos Gomes Júnior, que chefiou a delegação mineira no JUBs 2021.

Protocolos de saúde
Organizado pela Conferência Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), o evento recebeu equipes de todas as regiões do Brasil. Por isso, de acordo com o presidente da Federação Universitária Mineira de Esportes, Wellington Ferreira, a participação no JUBs 2021, seja como estudante-atleta ou dirigente, dependeu dos procedimentos de segurança contra a Covid-19: ainda no ato de credenciamento, houve a necessidade de apresentar o resultado de um teste feito, bem como o comprovante de vacinação (para quem já completou o processo de imunização). Já para quem, por exemplo, só tomou a primeira dose, foi preciso realizar um segundo teste para detecção de possível infecção pelo novo coronavírus.