Júlia Teresa aprovou o conteúdo da prova deste domingo (Foto: Luiz Eduardo)

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) encerrou neste domingo, 11, a aplicação das provas da edição 2021 do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism). As avaliações para mais de 14 mil estudantes que se inscreveram no Módulo I aconteceram desde o último sábado em Governador Valadares, Juiz de Fora e outras três cidades. O índice de faltosos manteve-se no mesmo patamar do dia anterior (19%). Dos 14.220 inscritos no módulo I, 2.714 não compareceram.

No segundo dia de exames os estudantes que iniciaram o Ensino Médio em 2020 tiveram que responder questões de Literaturas, Biologia, Física e História. Em Governador Valadares a sensação entre os participantes era de dever cumprido. “Achei a prova de hoje muito bem elaborada e acredito que consegui ir bem”, afirmou a candidata valadarense Júlia Teresa, de 16 anos, que sonha em cursar Odontologia em uma universidade pública. “Creio que a universidade federal pode me proporcionar uma formação adequada, na medida em que poderá ampliar minha visão enquanto cidadã e estudante”, ressaltou.

Cícera Almeida melhorou o desempenho na prova de domingo (Foto: Luiz Eduardo)

A prova de hoje também foi bem recebida pela candidata Cícera Almeida Martins, de 16 anos, que viajou 230 km entre Mutum e Governador Valadares. “Hoje a prova foi mais fácil, creio que consegui compensar um pouco meu desempenho na prova de química que fiz ontem”.

Qual curso escolher?

Por ser um processo de avaliação seriada, o Pism permite ao candidato aprimorar seu desempenho ao longo das etapas, baseando-se no resultado que recebe a cada módulo concluído. Como ainda estão apenas no início do processo, os participantes do Pism I não precisam decidir em qual curso do ensino superior pretendem se matricular. Alguns candidatos, contudo, já sabem qual profissão escolher. “Quero fazer Odontologia, mas não foi uma escolha fácil. O mercado das profissões está bem concorrido e eu procurei uma profissão que eu goste e que venha a valer a pena”, destacou o candidato Alan Verneque, 16 anos, de Ipatinga.

Lucas Fernandes pensa em cursar Engenharia da Computação (Foto: Luiz Eduardo)

Já o valadarense Lucas Fernandes, também de 16 anos, ouviu os parentes e está propenso a escolher Engenharia da Computação em uma universidade pública. “Eu tenho um primo que trabalha nesta área e estudou na UFJF. Conversando com ele me interessei em seguir o mesmo caminho. Além disso, tenho duas irmãs que estudaram na UFOP (Universidade Federal de Ouro Preto) e me convenceram a tentar também uma universidade pública para que eu tenha minha própria experiência em um ambiente acadêmico mais democrático”.

Recursos sobre questões e gabaritos

Os recursos sobre as formulações das questões e dos gabaritos de cada exame deverão ser protocolados pelo candidato ou pelo representante de estabelecimento de ensino junto à Central de Atendimento, na Reitoria, em Juiz de Fora, ou enviados por e-mail para vestibular@ufjf.edu.br , das 9h às 16h, nesta segunda, 12.

O recurso será interposto por meio de formulário próprio disponibilizado no site da Copese (www.ufjf.br/copese) e somente será analisado se constar as razões específicas para cada questão ou gabarito contestados. O resultado dos recursos será divulgado no dia 26 de agosto, no site da Copese.

As notas das provas sairão no dia 22 de setembro. Já o pedido de recurso deverá ser realizado pelos candidatos no dia seguinte, e o resultado final está previsto para o dia 29 de setembro.

Os gabaritos das provas estão previstos para serem divulgados neste domingo, 11, a partir das 18h, no site da Copese.