Reitor Marcus David relatou crise na educação ao deputado federal Patrus Ananias  (Foto Alexandre Dornelas/UFJF)

O reitor da UFJF Marcus David e a vice-reitora, Girlene Silva, receberam nesta sexta-feira, 18, o deputado federal Patrus Ananias (PT-MG) no Jardim Botânico da instituição. Na conversa, o professor pontuou as dificuldades por que passam universidades, como corte orçamentário, desfalque em autonomia institucional, desmantelamento de políticas públicas de assistência estudantil e da carreira de servidores. David considerou a visita de Ananias à Universidade como simbólica para o momento em decorrência da crise na educação e porque o parlamentar, conforme o reitor, é comprometido com a ciência.  

Em acolhimento à fala do reitor, o deputado expressou apreço à universidade, ao Jardim Botânico e à educação de modo mais amplo. Destacou que a educação é “um bem fundamental para qualquer projeto de vida comunitária” e que, para ela vigorar, deve-se pressupor a existência de outras políticas públicas, tais como em saúde, meio ambiente e moradia. Patrus Ananias já foi ministro de Desenvolvimento Agrário (2014-2016) e de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (2004-2010).

Por meio da pró-reitora de Extensão, Ana Lívia Coimbra, o reitor entregou ao deputado um relatório de execução de projetos que tiveram apoio de emenda parlamentar indicada por Ananias. Entre eles, estão “A rua é nóiz: Rede Interinstitucional de Amparo à População em situação de rua em Governador Valadares”. A iniciativa objetiva instituir a contagem oficial da população em situação de rua, elaborando indicadores sociais, econômicos e culturais sobre esse público para subsidiar as políticas públicas; fortalecer iniciativas já existentes voltadas para o atendimento a essa população; realizar capacitação de profissionais da saúde, entre outros propósitos.

Também recebeu apoio o projeto “Encontro: Tecnologias de informação e comunicação a serviço do fortalecimento da rede de ações intersetoriais voltadas à população em situação de rua de Juiz de Fora”. Sua proposta é, entre outras finalidades, mapear e caracterizar os setores da gestão pública e do terceiro setor que executam políticas públicas ou que desenvolvem ações assistenciais para essa população; realizar assessoramento para os setores governamentais; estruturar uma base de dados sobre pesquisas e boas práticas voltadas às pessoas em situação de rua; e divulgar notícias, campanhas e pesquisas sobre essa área.  

Participaram também do encontro, o secretário de Segurança Urbana e Cidadania da Prefeitura de Juiz de Fora, Fernando Tadeu David, e o vereador de Belo Horizonte Pedro Patrus (PT). A realização da visita foi aprovada pelo Comitê de Monitoramento e Orientação de Condutas sobre o Novo Coronavírus, na UFJF, seguindo protocolos de biossegurança.

Agroecologia

reunião sobre agroecologia jardim botanicoufjf_ com patrus ananias_foto Alexandre Dornelas/UFJF junho 2021

Reunião teve como foco apresentação de inciativas e demandas de produtores rurais; projetos no Jardim Botânico são permeados pela agroecologia (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

Ainda na tarde desta sexta, o Jardim Botânico também sediou uma reunião entre Ananias, o deputado estadual Betão (PT), o vice-prefeito de Lima Duarte, Júnior Moura (PSB), e representantes da organização civil Nepa – Agroecologia e Desenvolvimento Social, da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), da Associação Comercial de Lima Duarte, da UFJF e do Jardim Botânico. Na conversa, foram apresentadas iniciativas, demandas e desafios enfrentados por parte do grupo sobre agroecologia e na agropecuária de pequenos produtores. 

A Universidade apoia iniciativas relacionadas à agroecologia, em especial, por meio da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (Intecoop), como ação de extensão universitária. E ao receber mais de 50 mil visitantes, em 2019, o Jardim Botânico é, segundo o diretor Gustavo Soldati, uma vitrine para temas relacionados à agroecologia e à agricultura de base familiar como estratégia de conservação da sociobiodiversidade, em contraponto ao agronegócio, seja abordando esses temas em roteiros de visita, outras ações de educação ambiental, como também na implantação futura de três projetos. São eles: Viveiro de Mudas, Laboratório de Sementes e Reflorestamento de trecho do Jardim com técnicas de agrofloresta. 

“O viveiro trabalha evidentemente com a produção de mudas e que pode ser uma base para sistemas agroecológicos de produção. Temos o Laboratório de Sementes, que integra o Centro de Pesquisas do Jardim –  a semente é a pauta principal da agricultura familiar. Compramos equipamentos e estamos formando corpo técnico para trabalhar nele.. Por último, uma área de pasto precisa ser reflorestada [atrás do Laboratório Casa Sustentável]. Estamos criando um projeto de reflorestamento que utiliza estratégias de produção de alimentos e estratégias agroecológicas”, explica Soldati.

O Jardim encontra-se fechado temporariamente, conforme recomendação do comitê sobre Covid-19 na UFJF e normas aprovadas no Conselho Superior da instituição.

Siga a UFJF nas redes sociais
Instagram
Facebook UFJF Oficial
Facebook Estude na UFJF 
Twitter
Spotify
Youtube

E o Jardim Botânico:
Instagram
Facebook
Youtube