As inscrições são gratuitas e podem ser feitas online ou presencialmente (Foto: Onlyyouqj / Freepik)

Possibilitar a troca de saberes sobre o fortalecimento das práticas coletivas e solidárias é o objetivo do Seminário Regional Integrado de Agroecologia, Apicultura e Economia Solidária, organizado pela Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Universidade Federal de Juiz de Fora (Intecoop-UFJF).

O evento, que acontece entre os dias 23 e 25 de novembro no Centro Cultural Pró-Música, conta com o apoio da Cooperativa de Trabalho de Pessoas com Deficiência e Familiares (Coopdef), Associação Monte de Gente Interessada em Cultivo Orgânico (Mogico) e Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG).

Para  a consultora de Cooperativismo e Incubação de Coletivos Solidários da Intecoop, Juliana Oliveira, a iniciativa possibilita um espaço para a construção de atividades e processos de produção que resgatam o sujeito coletivo em diferentes contextos socioambientais, através de variadas formas de luta pela autonomia, tanto no campo, quanto na cidade. “Nesse contexto, o seminário busca proporcionar o encontro desses movimentos para a construção de redes possíveis, visando o fortalecimento e divulgação dessas práticas”, destaca Juliana Oliveira.

Inscrições

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas  através de um formulário próprio online  ou pessoalmente, na Intecoop-UFJF, na  Emater-MG ou no Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), até a próxima terça-feira, 22 de novembro. Durante o primeiro dia do evento, também será permitida a realização de inscrições. O seminário confere certificado aos participantes.

Segundo os organizadores, o público-alvo abrange a comunidade acadêmica, membros dos coletivos de economia solidária, apicultores, agricultores familiares, demais interessados em agroecologia, técnicos de instituições públicas, prefeituras com políticas desenvolvidas na área, entidades parceiras, movimentos sociais, a própria comunidade externa e demais pessoas atraídas pela temática.

Programação

O evento reúne em sua programação o Seminário Regional de Desenvolvimento Econômico na Apicultura, 2° Fórum Microrregional de Agroecologia, 3° Dia Agroecológico, 1° Seminário de reativação da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares e Feira de Economia Solidária da UFJF. A programação conta com palestras, mesas-redondas, debates, oficinas, apresentações culturais e exposição e venda de produtos agroecológicos.

Outras informações:

Link para formulário online de inscrições

(32) 2102-3917 (Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares/UFJF)

intecoopufjf@gmail.com

(32) 3218-7050 (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais)

hildebrando@emater.mg.gov.br / Avenida Barão do Rio Branco, n° 3.396 – Centro

(32) 3218-1788 (Instituto Mineiro de Agropecuária)

Maria Perpétua, 72 – Ladeira