O Conselho de Graduação (Congrad) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) aprovou nesta quinta-feira, 10, a proposta de calendário acadêmico do período suplementar (2020.2) para os cursos de Enfermagem, Medicina e Odontologia de Juiz de Fora; e de Odontologia de Governador Valadares. O documento foi formulado em acordo com todas as coordenadorias dos cursos envolvidos. 

O início das aulas do primeiro período suplementar está previsto para o dia 5 de julho; já o último dia de aulas está marcado para 11 de setembro. A resolução completa, com o calendário, pode ser acessada na página do Congrad.

Outras datas

A próxima segunda-feira, dia 14, é a data-limite para as Coordenações de curso solicitarem aos Departamentos as vagas necessárias nas disciplinas para o período suplementar. Já o dia 17, quinta-feira, é o último dia para os chefes de Departamentos responderem às solicitações das Coordenações quanto ao horário e o número de vagas em cada disciplina; o dia seguinte, 18, é a data-final para a digitação do horário linear, que deverá ser divulgado no dia 21.

Os coordenadores devem fazer a matrícula dos acadêmicos entre os dias 22 e 30 de junho. O ajuste do Plano Departamental, por sua vez, deve ser realizado no dia 24. 

O Centro de Gestão do Conhecimento Organizacional (CGCO) irá analisar as matrículas no dia 1º de julho. Em seguida, entre os dias 2 e 5, deverão ser feitos os ajustes de matrícula, pelos coordenadores. 

Plano para implantação foi aprovado no Consu

No último dia 2 de junho, o Conselho Superior (Consu) aprovou o Plano para Implantação do Primeiro Período Letivo Suplementar. De acordo com a resolução nº26/2021, o período suplementar permite resgatar componentes curriculares não oferecidos no Ensino Remoto Emergencial (ERE), como as disciplinas práticas dos cursos da área de saúde.

A UFJF, por meio das pró-reitorias de Assistência Estudantil (Proae), Gestão de Pessoas (Progepe), Graduação (Prograd) e Infraestrutura (Proinfra) tem elaborado um plano de ação para viabilizar o retorno das atividades presenciais dos cursos de Medicina e Enfermagem do campus de Juiz de Fora, e Odontologia do campus sede e do avançado de Governador Valadares. 

O planejamento, cujo prazo final é 22 de junho, visa garantir o semestre suplementar com segurança para trabalhadores e estudantes, respeitando todas as medidas sanitárias, exigidas devido à pandemia de Covid-19.