O Conselho Setorial de Graduação (Congrad) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) aprovou, na última segunda-feira, 20, dois novos calendários acadêmicos para o ano letivo de 2024.

O primeiro, estabelecido pela Resolução Nº 136, é destinado aos cursos oferecidos nos campi de Juiz de Fora (JF) e Governador Valadares (GV), incluindo as modalidades de Educação a Distância (EaD) e o curso de Odontologia do campus de GV.

O segundo calendário, definido pela Resolução Nº 137, aplica-se especificamente aos cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Medicina e Odontologia no campus de JF, bem como aos cursos de Farmácia, Medicina e Nutrição no campus de GV.

Calendário para os campi JF e GV, EaD e Odontologia/GV

Para os cursos dos campi de Juiz de Fora e Governador Valadares, incluindo EaD e Odontologia do campus de Governador Valadares, o primeiro semestre letivo de 2024 está programado para começar em 11 de março e se estender até 16 de julho. A matrícula inicial, que deve ser realizada pelos estudantes por meio do sistema Siga, ocorrerá de 21 a 29 de fevereiro. Durante este semestre, os alunos poderão solicitar a dispensa de disciplinas entre 4 e 27 de março, e o prazo para trancamento de disciplinas será até 19 de março.

Os alunos concluintes destes cursos deverão inscrever-se para a Colação de Grau, também pelo Siga, entre 8 e 12 de outubro. Os coordenadores dos cursos terão o período de 15 a 19 de outubro para autorizar esses requerimentos. A data para a cerimônia de Colação de Grau será determinada e anunciada posteriormente.

Quanto ao segundo semestre letivo, este terá início em 19 de agosto e se encerrará em 19 de dezembro de 2024. As matrículas para este período serão realizadas no Siga entre 7 e 11 de julho.

Mais detalhes de datas podem ser conferidas no próprio calendário acadêmico.

Calendário para os cursos de saúde em JF e GV

Já para os cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Medicina e Odontologia do Campus de Juiz de Fora, bem como para os cursos de Farmácia, Medicina e Nutrição do Campus de Governador Valadares, o primeiro período letivo de 2024 iniciará em 19 de agosto, com término previsto para 19 de dezembro. A primeira etapa de matrícula para estes cursos, que deve ser realizada pelos estudantes através do sistema Siga, ocorrerá de 7 a 11 de julho.

Pedidos de dispensa de disciplinas poderão ser solicitados no período de 12 a 31 de agosto. Em Juiz de Fora, a solicitação deve ser feita na Central de Atendimento (CAT). O prazo para trancamento de disciplinas será até 27 de setembro.

Entre 9 e 13 de setembro, os estudantes concluintes dos cursos devem se inscrever para a Colação de Grau, via Siga, e os coordenadores terão de 16 a 20 de setembro para autorizar esses requerimentos.

O segundo semestre desses cursos está programado para começar em 27 de janeiro, com término das aulas em 3 de junho. As matrículas deverão ser feitas pelos acadêmicos no Siga entre os dias 17 e 20 de janeiro.

As demais datas do segundo semestre desses cursos podem ser conferidas diretamente no calendário.

Acompanhe a UFJF nas redes sociais

Facebook: UFJFoficial

Instagram: @ufjf

Twitter: @ufjf_

Youtube: TVUFJF