Conselhos têm se reunido para analisar propostas de resoluções sobre oferta de disciplinas em 2021

A realização das provas do módulo III do Pism no último final de semana, dias 27 e 28, assim como a temporada de bancas de trabalhos de conclusão de curso, defesas de dissertações e teses nos programas de pós-graduação marcam a conclusão das atividades letivas de 2020 na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O período foi marcado pela pandemia de Covid-19 e implantação do Ensino Remoto Emergencial (ERE).

O planejamento do ano letivo 2021 na UFJF já começou. São ações de médio a longo prazo ainda no enfrentamento à pandemia do coronavírus. Com dois campi, 93 cursos de graduação, 45 de mestrado e 20 programas de doutorado, o desafio dessa organização envolve atender diferentes demandas e a diversidade de cursos e saberes na UFJF. Por outro lado, como Universidade, a instituição tem diretrizes que marcam sua identidade: a defesa do ensino superior de qualidade com inclusão social e respeito à vida.

O planejamento do ano letivo 2021 na UFJF envolve diferentes setores e muitos desafios. O panorama epidemiológico atual ainda não permite o retorno às atividades presenciais, cenário que tem sido acompanhado de perto pelo Comitê de Monitoramento e Orientações de Conduta sobre Coronavírus e pelo Conselho Superio (Consu).

A forma de oferta de disciplinas e de desenvolvimento de atividades de pesquisa e extensão tem sido avaliada pelo Conselho de Graduação (Congrad) e outros Conselhos Setoriais (CSPP e CONEXC). Entre os desafios do ano letivo de 2021 estão: o represamento das atividades práticas; a persistência do cenário epidemiológico; as formas de uso de tecnologias de informação e comunicação no ensino; e o cumprimento de 200 dias letivos.

O Congrad aprovou duas propostas de resolução que serão analisadas na próxima sexta-feira, dia 5, pela Comissão Acadêmica de Ensino Superior, para encaminhamento ao Consu. Uma delas trata da oferta de ensino híbrido, combinando atividades presenciais e remotas quando as condições epidemiológicas permitirem e o Conselho Superior (Consu) autorizar. A outra resolução tem como tema a implantação de semestres suplementares para atendimento de disciplinas não oferecidas no ERE, como aquelas de natureza prática.

Tão logo aprovadas, essas ou outras resoluções sobre o calendário acadêmico de 2021 e a oferta de disciplinas serão publicadas no site do Consu e divulgadas amplamente à comunidade acadêmica pelo Portal da UFJF.