Uma equipe da Pró-reitoria de Infraestrutura e Gestão (Proinfra), formada por arquitetos e técnicos, está fazendo uma avaliação das instalações pré-selecionadas pelas unidades acadêmicas para receber as atividades presenciais do período suplementar aprovado pelo Conselho Superior. O trabalho é uma das iniciativas previstas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) para viabilizar o retorno das disciplinas práticas dos cursos de Medicina e Enfermagem do campus de Juiz de Fora e de Odontologia do campus sede e de Governador Valadares. 

A Coordenação de Projetos e Obras da Proinfra está encarregada das atividades e tem orientado as unidades quanto às limitações de ocupação das salas e laboratórios de acordo com o Protocolos de Biossegurança da UFJF. O objetivo é mitigar os riscos derivados da pandemia. “No caso específico da Faculdade de Odontologia, além das questões relativas ao período suplementar, estamos atuando para garantir a ampliação da oferta de estágio, que é realizado nas clínicas da Faculdade”, exemplifica o arquiteto e urbanista da Proinfra, Eder Marques da Costa.

Dentre as iniciativas de adequação dos espaços acadêmicos, a Pró-Reitoria tem fornecido suporte aos planos de fluxos; orientações quanto ao limite de usuários nos ambientes; e elaboração de planos de layout com os afastamentos pré-definidos. Além disso, acrescenta Costa, “temos orientado as unidades a requisitarem serviços às coordenações de Manutenção Civil e de Manutenção Elétrica, tais como pequenas obras de reparos, capinas e jardinagem, limpeza de caixas d’água, troca de filtros de bebedouros, dentre outros”.

O objetivo, segundo o arquiteto e urbanista, é que os ambientes estejam completamente preparados para receber a comunidade acadêmica quando iniciar o período suplementar. “A expectativa é animadora e também desafiadora. A esperança vem com a retomada das atividades de forma paulatina e o desafio é caracterizado pelas incertezas que a Covid-19 nos impõe”, finaliza o técnico. O início do período, planejado inicialmente para 5 de julho, ainda será votado em reunião do Conselho Setorial de Graduação (Congrad), em data a ser marcada.

Outra atribuição da Pró-reitoria de Infraestrutura é atender, em conjunto com a Comissão Interna de Supervisão (CIS), os pedidos de materiais, equipamentos de proteção individual (EPIs) e demais insumos necessários para o retorno das atividades práticas. As unidades acadêmicas deverão enviar os pedidos desses itens até o dia 11 de junho.

Leia mais:

Proae realiza levantamento de demandas para efetivação de semestre suplementar

Progepe mapeia autodeclarações e vacinação de servidores de cursos da saúde