Após a aprovação da Resolução 26/2021 do Conselho Superior (Consu), a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) elabora um plano de ação para viabilizar o retorno das atividades presenciais dos cursos de Medicina e Enfermagem do campus de Juiz de Fora, e Odontologia do campus sede e do avançado de Governador Valadares. 

O planejamento, cujo prazo final é 22 de junho, envolve as pró-reitorias de Assistência Estudantil (Proae), Gestão de Pessoas (Progepe), Graduação (Prograd) e Infraestrutura (Proinfra). O desafio das equipes é garantir o semestre suplementar com segurança para trabalhadores e estudantes, respeitando todas as medidas sanitárias, exigidas devido à pandemia de Covid-19.

Entre as iniciativas, a Pró-reitoria de Assistência Estudantil está realizando um levantamento das demandas acerca da moradia estudantil; do pagamento de bolsas e auxílios, especialmente de moradia e transporte; do funcionamento do Restaurante Universitário (RU); e da circulação do ônibus universitário no campus sede.

Quanto à moradia universitária, a pró-reitora de Assistência Estudantil, Cristina Simões Bezerra, explica que sete dos atuais residentes devem cursar o semestre suplementar  e, por conta disso, serão remanejados para outros dormitórios. O objetivo é evitar que estudantes em aula presencial partilhem quartos com alunos do ensino remoto emergencial (ERE) em isolamento social. 

“Além do ajuste na moradia, estamos trabalhando na questão das bolsas e auxílios, verificando, especialmente, a necessidade de assistência no transporte e na alimentação. Como as atividades presenciais estavam suspensas até a decisão do Consu, tínhamos suspendido o pagamento da bolsa-transporte e reduzido a bolsa-alimentação.”

No que se refere ao RU do campus de Juiz de Fora, Cristina esclarece que, desde 17 de março de 2020, são preparadas apenas 220 refeições por dia. Com o semestre suplementar, a estimativa é que o montante quase triplique. “Estamos trabalhando com a possibilidade de servir diariamente cerca de 580 refeições. Para que isso seja feito com segurança, planejamos a realização em três turnos, de modo que possa ser garantido o distanciamento. Também estamos avaliando a questão do uso do RU Centro, para alunos cujas atividades ocorrerão fora do campus sede, e estudando a questão do Campus de Governador Valadares, que tem um contrato diferente do de Juiz de Fora.”

Segundo a pró-reitora, a equipe da Assistência Estudantil também está verificando a demanda pela circulação do ônibus universitário na sede, para que os alunos se desloquem das unidades de ensino até o RU. “Todo o plano de ação será concluído até o próximo dia 22. Esse prazo é fundamental para que façamos um semestre suplementar, respeitando as medidas de segurança”, conclui.

Assistência Estudantil 

A Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae) é o espaço, dentro da estrutura da UFJF, dedicado à formulação, implantação, gestão e acompanhamento de políticas de assistência estudantil. Por assistência estudantil, compreende-se o enfrentamento  de demandas socioeconômicas dos estudantes, para que a democratização do acesso ao ensino superior seja acompanhada de efetivas possibilidades de permanência no espaço acadêmico. 

Também é atribuição da Proae o enfrentamento de demandas psicopedagógicas, com o objetivo de que o universo crescente de alunos possa se sentir acolhido e reconhecido em sua diversidade e singularidades.   

Leia mais

Consu aprova plano para retorno de disciplinas práticas em cursos da área de Saúde

Progepe mapeia autodeclarações e vacinação de servidores de cursos da saúde

Acompanhe a UFJF nas redes sociais

Facebook: UFJFoficial

Instagram: @ufjf

Twitter: @ufjf_

Youtube: TVUFJF

 Outras informações: imprensa@comunicacao.ufjf.br