O Lar dos Velhinhos foi uma das instituições valadarenses beneficiadas pelo programa. (Foto: arquivo UFJF-GV)

Com o encerramento de mais uma remessa de doações, o programa de extensão Covid Zero, do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) contabiliza o montante de produtos destinados ao combate da pandemia de Covid-19. Desde o início das entregas, em junho do ano passado, foram doados mais de 20.800 itens de proteção individual, como máscaras, faceshields, toucas e luvas, além de cerca de 700 litros de produtos de higiene, entre desinfetantes, detergentes e álcool em gel. A última entrega aconteceu no início deste mês, com o repasse de 500 toucas para o Lar dos Velhinhos e 500 toucas para a Casa de Recuperação Dona Zulmira. Além das entregas em instituições valadarenses, o programa destinou doações a profissionais da saúde e também a 56 outros municípios da região leste do estado, como Alpercata, Coroaci, Resplendor e Aimorés.

Última entrega de doações aconteceu no dia 10, com repasse de 1000 toucas a duas instituições da cidade. (Foto: divulgação)

Foram beneficiadas sete organizações filantrópicas de Governador Valadares, que assistem idosos, crianças com deficiência, dependentes químicos e pessoas em situação de vulnerabilidade social. Estima-se que, apenas em GV, mais de quatro mil pessoas já tenham sido beneficiadas pelas ações do programa, entre assistidos pelas instituições, funcionários e familiares.

Para o professor Peterson Andrade, que coordena o Covid Zero, “as doações são fundamentais para a continuidade das atividades presenciais de instituições como a Equovila, o Lar dos Velhinhos e a APAE, que durante a pandemia tiveram que aumentar os cuidados na higienização dos ambientes, para evitar a proliferação do novo coronavírus entre funcionários, assistidos e seus familiares, e também tiveram que reduzir o horário de permanência dos assistidos nas instituições”. Os desafios enfrentados pelas instituições durante a pandemia e as atividades viabilizadas com as doações do Covid Zero foram apresentados à comunidade durante lives realizadas com os gestores das instituições no instagram do programa.

Associação Santa Luzia atende 94 pessoas em Governador Valadares, e foi uma das beneficiadas pelas ações do programa. (Foto: arquivo UFJF-GV)

Com 70 funcionários e 94 moradores, a Associação Santa Luzia abriga idosos, deficientes e pessoas com necessidades especiais, que por tais circunstâncias estejam privadas das condições mínimas para lutar por sua própria sobrevivência, e que tenham sido abandonados ou que vivam em ambiente familiar de comprovada e extrema carência. A associação foi uma das beneficiadas com a entrega de 500 toucas, 400 máscaras e 100 litros de produtos de higiene. Em março deste ano, quando recebeu as doações da UFJF-GV, o presidente da Santa Luzia destacou: “Agradeço pela doação dos produtos que utilizamos diariamente na prevenção da disseminação do coronavírus. São produtos que nós temos que comprar e essa doação nos permite economizar e manter a maior segurança dos nossos internos e funcionários”, afirmou Roberto Pereira.

O programa Covid Zero
Criado em 2020, o programa de Extensão Covid Zero pauta suas ações sob três eixos: assistencial, educativo e epidemiológico. Na página do programa, estão disponíveis os boletins epidemiológicos do município de Governador Valadares, bem como uma série de materiais educativos com orientações de higiene, distanciamento social, manuseio de equipamentos de proteção e demais cuidados necessários ao combate da doença.

A iniciativa é fruto da integração dos esforços institucionais e conta com a atuação de estudantes, servidores técnico-administrativos e docentes do campus GV. Atualmente, são cinco professores, cinco técnico-administrativos em Educação e nove estudantes, sendo seis de graduação e três de pós-graduação. No site do Covid Zero, é possível conhecer mais sobre os integrantes e as ações já desenvolvidas.

Parte da equipe do programa em reunião com o secretário de Educação de GV para entrega de doações e acordo de parceria. (Foto: arquivo UFJF-GV)

Além dos banners e cartazes de informação disponíveis na página do programa, o Covid Zero tem produzido vídeos junto à Secretaria de Educação de GV, fruto de parceria formalizada neste mês. Os materiais vão informar cerca de 25 mil pessoas, entre educadores, profissionais da educação, alunos da rede municipal e seus familiares. Segundo Peterson Andrade, “após uma sequência de entregas de doações arrecadadas, o foco agora é intensificar o eixo educativo do programa, com a produção e exibição dos vídeos nas escolas, nos intervalos das aulas e em capacitações de funcionários, educadores e familiares”.

Em reunião que marcou a entrega de 2.400 máscaras e 135 litros de sabonete, e formalizou a parceria entre a UFJF-GV e a Prefeitura, o secretário de Educação da cidade destacou a importância da união de instituições em prol da comunidade. “As doações são de suma importância, bem como essa nova parceria, para orientar nossos professores, alunos e familiares sobre procedimentos adequados nessa pandemia. A UFJF-GV é um patrimônio de Governador Valadares, que devemos preservar e zelar, pela importância que tem para o desenvolvimento socioeconômico da região “, finalizou José Geraldo Prata.

Rede de solidariedade viabilizou doações
Para que fosse possível entregar tantas doações à região leste do estado, o programa Covid Zero contou com o apoio de diversas instituições e empresas parceiras. Colaboraram com o repasse de itens de proteção e verbas utilizadas na compra de doações o Ministério Público do Trabalho, as Faculdades de Engenharia e de Arquitetura e Urbanismo da UFJF, a Trem Maker, a Ecoville Valadares e a Ergos – Soluções em Ergonomia.

Acesse o site do Covid Zero e conheça mais sobre o programa, as instituições parceiras e as formas de colaborar.