Irene Lins, coordenadora administrativa da Casa Dona Zulmira, recebeu a equipe do Covid Zero (Foto: Dante Rodrigues)

A rede de solidariedade protagonizada pelo programa de extensão Covid Zero contemplou mais três instituições da cidade nesta terça-feira, 2, a partir da doação de máscaras de proteção, toucas, álcool em gel, sabonete, desinfetantes e clorexidina. Foram beneficiadas a Casa Dona Zulmira, a Associação Santa Luzia e o Lar dos Velhinhos.

A ação complementa as doações iniciadas na semana anterior a outras três instituições. Até o momento, o programa desenvolvido no campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) beneficiou 3.132 pessoas diretamente e indiretamente. “Visitamos nos últimos dias seis instituições e conhecer a realidade das mesmas reforça a necessidade de ações como essa. Percebemos carências e demandas para este momento da pandemia ainda maiores. O custo com materiais de limpeza e itens de proteção individual aumentaram. Por isso, evidenciamos a importância de captarmos ainda mais esforços em favor destas instituições que atendem pessoas com deficiências e idosos dependentes de cuidados especializados.”, destacou Peterson Andrade, diretor-geral da UFJF-GV e idealizador do programa.

Os materiais doados foram adquiridos com recursos repassados pela Procuradoria do Trabalho e pela Justiça do Trabalho em Governador Valadares. Para a Casa de Recuperação Dona Zulmira foram doados 400 unidades de máscaras cirúrgicas; 25 litros de Álcool em Gel; 25 litros de desinfetante com ação contra vírus; 25 litros de sabonete líquido; 20 litros de clorexidina 2%; e 16 almotolias em pé.

O material será fundamental para manter a limpeza e higiene dos 43 moradores e 32 funcionários que atuam no local. “Graças a Deus a gente tem doadores de coração e a UFJF-GV é um deles. Os materiais trazidos são fundamentais principalmente nesta época de pandemia, quando passamos por uma crise bem agitada”, afirmou Irene Lins, coordenadora administrativa da Casa Dona Zulmira.

Doação realizada à Associação Santa Luzia (Foto: Dante Rodrigues)

Já a Associação Santa Luzia de Governador Valadares recebeu 500 toucas descartáveis, além da mesma quantidade e variedade dos demais produtos entregues à Casa Dona Zulmira. Com 70 funcionários e 94 moradores, a instituição abriga idosos, deficientes e portadores de necessidades especiais, que por tais circunstâncias estejam privadas das condições mínimas para lutar por sua própria sobrevivência, e que tenham sido abandonados ou que vivam em ambiente familiar de comprovada e extrema carência. “Agradeço pela doação dos produtos que utilizamos diariamente na prevenção da disseminação do coronavírus. São produtos que nós temos que comprar e esta doação nos permite economizar e manter a maior segurança dos nossos internos e funcionários”, afirmou Roberto Pereira, presidente da Associação.

Lar dos Velhinhos segue sem ter qualquer caso de Covid-19 entre seus moradores (Foto: Dante Rodrigues)

O Lar dos Velhinhos, por sua vez, recebeu 400 unidades de máscaras cirúrgicas; 25 litros de Álcool em Gel; 25 litros de desinfetante com ação contra vírus; 25 litros de sabonete líquido; e 17 almotolias em pé. “O material é muito bem vindo, 60% da nossa receita é de doação da comunidade, então a gente sobrevive da doação. Eu agradeço à UFJF-GV pela parceria que existe já há algum tempo”, afirmou Mac Magno, presidente da instituição que possui 34 moradores e 31 funcionários.

Além das doações, o Covid Zero cria e divulga campanhas educativas no instagram e página do programa, cumprindo o objetivo de extrapolar as paredes da universidade para uma efetiva relação de mão dupla com a sociedade de Governador Valadares e região. “Com isso, teremos de fato, um ensino baseado na ciência para uma extensão qualificada, promovendo uma aprendizagem significativa para os estudantes e efeitos permanentes para a sociedade. Essa é a nossa missão”, finalizou Peterson Andrade.