Nova parceria prevê capacitação de profissionais da educação e estudantes do município. (Foto: Gabriella Ramos)

Integrantes do programa de extensão Covid Zero do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) doaram, nesta terça (4), mais 2.400 máscaras cirúrgicas e 135 litros de sabonete líquido para prevenção à Covid-19 no retorno às aulas da rede municipal de ensino da cidade. Na ocasião, professores e técnicos do campus se reuniram com o secretário de Educação José Geraldo Prata e firmaram parceria que prevê a produção de materiais educativos de capacitação para profissionais e alunos sobre medidas preventivas e combate ao novo coronavírus.

“Sabemos a carência da população e as necessidades de medidas eficazes. A equipe do Programa Covid Zero está engajada para somar os esforços com a Secretaria de Educação, pois o espírito de cooperação institucional e popularização da ciência são valores inabaláveis dos docentes e equipe técnica do programa. O material doado poderá agregar aos protocolos definidos pelo município para o combate à pandemia no ambiente escolar”, destacou o coordenador do programa, professor Peterson Andrade. As doações foram adquiridas com verba captada junto ao Ministério Público do Trabalho.

Sobre a parceria firmada com a prefeitura, Peterson reforçou a importância da missão da Universidade enquanto educadora. “Faremos um trabalho conjunto para a capacitação dos professores e sensibilização dos estudantes e suas famílias, e para a manutenção de medidas preventivas, conforme as orientações das autoridades sanitárias. Contribuir e cooperar com a sociedade é a nossa missão, e por isso, não seremos omissos”, finalizou.

A proposta de parceria foi apresentada com muito entusiasmo pelo secretário de Educação de Governador Valadares. Na ocasião, José Geraldo Prata comentou sobre a união de instituições públicas em prol do bem estar da comunidade. “Vejo com muita felicidade o nascer de grandes realizações em conjunto entre a Universidade e a educação municipal de GV. Essas doações são de suma importância, bem como essa nova parceria que nasceu da reunião, para orientar nossos professores, alunos e familiares sobre procedimentos adequados nessa pandemia”. E finalizou dizendo que “a UFJF-GV é um patrimônio de Governador Valadares, que devemos preservar e zelar, pela importância que tem para o desenvolvimento socioeconômico da região”.