Manuela, à direita, no alto, teve sua tese avaliada e aprovada nesta semana, pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Aplicadas à Saúde. (Foto: divulgação)

Dois anos após o início das aulas em Governador Valadares, o Programa de Pós-Graduação em Ciências Aplicadas à Saúde (PPGCAS) do campus avançado da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) comemorou, nesta semana, a realização da primeira defesa de mestrado do curso. A dissertação intitulada “Desempenho da ferramenta de redução de artefato metálico em diferentes campos de visão da TCFC para detecção de istmo radicular em molares inferiores com pinos intrarradiculares” foi apresentada pela estudante Manuela Lima Oliveira, na última terça, 23, em reunião remota.

A pesquisa foi desenvolvida com orientação da professora Francielle Silvestre Verner e coorientação do professor Rafael Binato Junqueira. Em seu trabalho, Manuela estudou o desempenho da ferramenta de redução de artefato metálico em diferentes campos de visão. “Buscamos avaliar parâmetros de aquisição e comparar protocolos, visando a uma melhor performance da ferramenta para o diagnóstico específico dessa condição de istmo radicular. Visamos alterar parâmetros e compará-los, buscando maior performance de uma tomografia computadorizada de feixe cônico, muito utilizada na Odontologia”, explicou.

O estudo é fruto de parceria internacional estabelecida pelos orientadores com a Universidade de Ankara, na Turquia. Segundo o coordenador do PPGCAS, Rafael Junqueira, “os produtos resultantes da dissertação, além de divulgados amplamente no meio científico, contribuem diretamente com a sociedade, uma vez que atuamos na investigação de melhorias nas condições de diagnóstico em Odontologia”.

Embora o desenvolvimento da pesquisa tenha ocorrido em meio à pandemia de Covid-19, Manuela destaca a qualidade e o mérito do corpo docente em evitar maiores prejuízos aos trabalhos dos discentes. “Diante das limitações, vejo que, na realidade do programa, os professores tiveram uma capacidade de adaptação muito grande. Muitas pesquisas foram reformuladas, readaptadas à realidade, isso mostra a qualidade do corpo docente e como os discentes estão amparados”.

Segundo o coordenador do programa, as primeiras defesas representam uma etapa muito importante: “mesmo com todas as limitações que a pandemia nos impôs, iniciamos as defesas da primeira turma dentro do prazo de dois anos. Isso demonstra o comprometimento do nosso corpo docente e dos alunos em buscarem alternativas que viabilizem a manutenção das pesquisas, sem perder a qualidade”, finalizou Junqueira.

Participaram da banca examinadora, como titulares, os professores Maria Augusta Visconti, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e Cleidiel Araujo Lemos, da UFJF-GV. Como suplentes, participaram os professores Rodrigo Furtado de Carvalho, da UFJF-GV, e Gina Delia Roque-Torres, da Universidade de Loma Linda, nos Estados Unidos.