Da esquerda para a direita: Rafael Ferreira Krepker (irmão da mestranda), professora Elenir Pereira Paiva, Fernanda Ferreira Krepker, Filipe de Freitas Cruz (cunhado da mestranda), professora orientadora Herica Silva Dutra, professora Paula Krempser e professora Simone Albino da Silva (foto: arquivo pessoal)

Uma dissertação desenvolvida na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) investiga as vulnerabilidades para a doença renal entre idosos com idade igual ou superior a 65 anos. A pesquisa foi realizada pela enfermeira Fernanda Ferreira Krepker, no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. Para a identificação das vulnerabilidades, 88 idosos ligados a uma Unidade Básica de Saúde de Minas Gerais, passaram por um sistema de triagem, com perguntas e exames contemplados pelo histórico de enfermagem. 

O estudo apresenta também uma proposta para a assistência na Atenção Primária à Saúde (APS) que inclui um roteiro para o histórico de enfermagem, diagnósticos, resultados e intervenções. Além disso, a pesquisa descreve o perfil sociodemográfico, de adoecimento e de cuidados com a saúde adotados pelos idosos participantes. A enfermeira ressalta que identificar essas vulnerabilidades ajuda o profissional a captar as necessidades dessas pessoas, ajustar o estilo de vida e direcionar o cuidado de enfermagem.

Dessa forma, Fernanda revela que, em relação ao perfil dos idosos, predominaram mulheres com idade menor ou igual a 80 anos, de baixa escolaridade, com uma a três doenças autorreferidas e com medicamentos em uso. A maioria possui histórico de hipertensão (72,7%), diabetes e dislipidemia. 13,6% são tabagistas e 72,7% não praticam atividade física. Fernanda conta também que a avaliação do índice de massa corporal, pressão arterial e glicemia capilar (mede os níveis de açúcar no sangue) apontou índices compatíveis com risco para doença renal crônica entre os participantes. 

Segundo a enfermeira, os resultados da pesquisa contribuem para o direcionamento da abordagem dos enfermeiros, evidenciando a necessidade de ações de prevenção de doenças e promoção da saúde direcionadas aos fatores de vulnerabilidade e sua associação com a possível doença renal crônica. “Os resultados dessa investigação servem de alicerce para a identificação de necessidades humanas básicas e respostas humanas que podem ser moduladas por cuidados de enfermagem”, pontua. 

A professora orientadora, Herica Silva Dutra, reafirma a importância da dissertação. Segundo ela, construir um diagnóstico situacional por meio de um sistema de triagem estruturado e compatível com a assistência de enfermagem, contribui para a atuação cientificamente fundamentada do enfermeiro, capaz de promover a saúde e prevenir a doença renal crônica entre idosos por meio da atuação direcionada a fatores de risco modificáveis, assim como envolvimento da família e apoio social. 

“Atualmente a população idosa representa uma parte importante dos pacientes com doença renal crônica e a assistência direcionada à prevenção desta doença pode contribuir para melhor qualidade de vida desta população. Além disso, acredita-se que o investimento na prevenção poderá, indiretamente, impactar na redução de custos ao sistema de saúde reduzindo o número de pessoas que necessitarão de terapia renal substitutiva”, finaliza a professora. 

Contatos:
Fernanda Ferreira Krepker – (Mestre):
fernandakrepker@hotmail.com 

Herica Silva Dutra – (Orientadora):
herica.dutra@ufjf.br 

Banca Examinadora:
Prof. Dra. Herica Silva Dutra – Orientadora (UFJF)
Profa. Dra. Elenir Pereira Paiva – (UFJF)
Profa. Dra. Paula Krempser – (UFJF)
Profa. Dra. Simone Albino da Silva – (UFAL)
Profa. Dra. Luciene Muniz Braga – (UFV)

Outras informações: (32) 2102-3911 – Programa de Pós-Graduação em Enfermagem