A importância da Atenção Primária à Saúde (APS) no combate ao coronavirus é tema de um artigo da sanitarista e professora do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV), Simone de Pinho Barbosa. Na opinião da docente, devido ao fato de atuarem em bairros e regiões específicos, as APSs representam a “linha de frente” do Sistema Único de Saúde (SUS) na luta contra a Covid-19.

Barbosa explica que dada a proximidade com a população, os médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde que integram as APSs são “capazes de realizar leituras dos modos de viver dos diferentes grupos populacionais, como nenhum outro dispositivo foi capaz de fazer até então”.

Dada essa importância, a docente defende que os profissionais da APS “precisam de condições dignas para a realização desse trabalho, que tem se mostrado de grande valor a proteção da saúde e prevenção de doenças dos brasileiros e brasileiras”. Mais do que isso, Barbosa propõe a defesa do SUS. “Sistemas de saúde com cobertura universal, como o caso do Brasil, serão sempre a opção mais humanizada e mais digna, segundo a Organização Mundial de Saúde”, afirma.

Para ler o artigo, clique aqui.