Focada na Atenção Primária à Saúde (APS), a acadêmica Camila Vasconcelos Teixeira investigou os padrões de eliminação intestinal e urinária em pessoas acima de 65 anos. A pesquisadora selecionou esse grupo de idade por ser comprovado que o mesmo sofre mais intensamente com os processos naturais do envelhecimento, como perda da autonomia. O estudo de mestrado foi apresentado no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Para Camila, “além da contribuição do diagnóstico situacional social, a investigação traz uma releitura dos padrões de eliminações intestinais e urinária por pessoas que possuem sua funcionalidade preservadas e por aquelas que possuem alguma alteração nesse padrão, e as informações apresentadas podem contribuir para uma reflexão de gestores e para formulação e atualização de políticas públicas.”

A motivação da dissertação foi identificar lacunas no modelo de assistência à saúde na atenção primária dos idosos. Para isso, a mestranda consultou artigos científicos, teses e dissertações anteriores sobre o assunto. A acadêmica também trabalhou com o método qualitativo, bem como com o quantitativo para ter dados numéricos que podem ajudar em futuros atendimentos. As informações podem auxiliar, ainda, em um diagnóstico mais profundo do paciente em um amplo contexto, abordando desde sua vida pessoal até a suas relação com médicos e enfermeiros.

A professora orientadora, Cristina Arreguy Sena, ressalta que “um dos dados interessantes descobertos pela pesquisadora foi um alto número de pessoas que têm incontinência e nunca comentaram com um profissional de saúde por vergonha, o que significa que a atenção básica à saúde está sendo comprometida e comprometendo os demais níveis.” Segundo ela, a partir desse estudo, foram elaboradas tecnologias para abordar grupos sociais com problemas similares no sentido de fazê-los falarem sobre essas questões.

Contatos:
Camila Vasconcelos Teixeira (mestranda)
camilavasconcelosteixeira@gmail.com

Cristina Arreguy Sena (orientadora – UFJF)
cristina.arreguy@ufjf.edu.br

Banca examinadora:
Professora Drª. Cristina Arreguy Sena (orientadora – UFJF)
Prof. Dr. Paulo Ferreira Pinto (UFJF)
Prof. Dr. Marcos Antonio Gomes Brandão (UFRJ)

Outras informações:  (32) 21023297Programa de Pós-Graduação em Enfermagem