Compreender o quanto os estágios na Atenção Primária à Saúde (APS) promovem a aquisição de competências necessárias à formação do médico generalista. Esta é uma das contribuições da dissertação da professora da Faculdade de Medicina, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juliana Maria do Nascimento Souza, desenvolvida no Mestrado Profissional em Saúde da Família, do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva (PROFSAÚDE).  Na pesquisa, a docente também buscou verificar se os alunos Internato em Medicina da UFJF  identificam as características próprias da área durante o período de atuação. 

Para obter as informações, a professora utilizou um questionário no qual aborda as competências gerais preconizadas para a formação do médico generalista. Participaram da análise alunos do nono, décimo e décimo-primeiro períodos. A pesquisadora ressalta que o estudo mostra que os cenários de APS para o Internato em Medicina da UFJF, na visão dos alunos, apresentam-se adequados. Segundo ela,  os acadêmicos identificaram atributos e relataram terem adquirido grande parte das competências gerais necessárias à formação do médico generalista. 

De acordo com o professor orientador da dissertação, Maximiliano Ribeiro Guerra, a pesquisa construiu um diagnóstico situacional, a partir da visão do aluno, de como os estágios estão sendo efetivos para a formação médica ampliada na instituição, particularmente no que se refere aqueles realizados em contextos de APS.  Na opinião do professor, trabalhos como esse podem auxiliar na reestruturação desses cenários de prática e contribuir ainda para o desenvolvimento da prática docente. “Para tanto, pretende-se divulgar os resultados da pesquisa em reunião do Departamento de Internato, assim como em reunião da Comissão Orientadora do Estágio (COE) da FAMED e em eventos científicos, com vistas a colaborar com o movimento reflexivo de busca por mudanças e adequações que possibilitem melhor aprendizado acadêmico nos cenários de prática de APS no Internato, contribuindo para uma formação médica mais adequada às necessidades da população brasileira.”

Contatos:
Juliana Maria do Nascimento Souza (mestranda)
julianamarianascimento@yahoo.com.br

Maximiliano Ribeiro Guerra (orientador)
maximiliano.guerra@ufjf.edu.br

Banca Examinadora:
Prof. Dr. Maximiliano Ribeiro Guerra – (orientador – UFJF)
Profa. Dra. Isabel Cristina Gonçalves Leite – (UFJF)
Profa. Dra. Débora Carvalho Ferreira – (UFV)

Outras informações: (32) 2102-3830 – Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva (PROFSAÚDE)