Os desafios e as potencialidades da mulher negra na busca pela equidade e por espaços na sociedade serão abordados em roda de conversa na próxima terça, 23, no campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV). Realizado pelo Grupo de estudos relações raciais, Estado e sociedade (Gerres), o evento conta com participação de duas convidadas, que vão abordar o tema e compartilhar vivências.

A produtora cultural e integrante do Gerres, Flávia Carvalho, explica que já é tradicional a realização de atividades, no mês de março, “para refletir sobre a histórias de lutas e conquistas das mulheres pela equidade de gênero”. Ainda segundo a coordenadora do evento, “a pandemia da Covid-19 ressaltou o quanto ainda precisamos avançar em relação à igualdade entre homens e mulheres, principalmente em relação aos grupos mais vulneráveis. Iremos conversar com duas protagonistas da nossa cidade, que atuam nas questões sociais, para retomar as dificuldades ainda vividas, e pensar propostas e ações que possam contribuir com a luta das mulheres”.

Participam do evento a servidora do Instituto Nacional do Seguro Social, Jacqueline Françoa, que integra a Sociedade de São Vicente de Paulo, uma organização civil dedicada ao trabalho beneficente junto às comunidades vulneráveis; e a egressa da UFJF-GV, Nayara Castro, que pesquisou a questão da violência contra as mulheres negras durante sua trajetória na Universidade.

“É extremamente importante começar a romper silêncios” Nayara Castro, egressa da UFJF-GV

Nayara destaca a importância do evento enquanto oportunidade para compartilhar lutas e traçar caminhos para combater desigualdades históricas. “Para falar sobre as lutas das mulheres negras, teremos que falar de desigualdades de gênero, racial, de classe… É preciso falar para começar a romper com as opressões que atingem as mulheres negras, como racismo, opressões de gênero, e de classe. A partir dos debates, vamos começar a pensar como lutar por uma justiça social. Essa é a luta das mulheres negras, a nossa luta, por uma sociedade mais igual”.

A egressa do curso de Direito da UFJF-GV relembra a frase da autora Jurema Werneck: ‘nossos passos vêm de longe’, e ressalta que as lutas e a desigualdade que atingem as mulheres negras já são abordadas há muito tempo. “É extremamente importante falar sobre isso e buscar soluções. Debater é o início”, finaliza.

A roda de conversa é a primeira atividade de 2021 do Gerres, e é aberta a toda a comunidade. O grupo tem reuniões mensais e, quem quiser participar, pode fazer contato pelo gerres.gv@ufjf.edu.br. A atividade começa às 16h, no dia 23 de março, e confere certificado. Para participar, acesse a videoconferência neste link.