Iniciativa visa fornecer informações rápidas e diretas acerca das medidas preventivas contra a Covid-19 (Imagem: Pixabay)

A Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), inicia, nesta quarta-feira, 10, o programa “Fale Conosco – Medidas de Enfrentamento à Covid-19”. A iniciativa visa criar um canal de comunicação para os trabalhadores da Instituição e fornecer informações rápidas e diretas acerca das medidas preventivas de contágio pelo novo Coronavírus.

O programa destina-se principalmente aos servidores da UFJF, com o objetivo de diminuir as dúvidas sobre o tema. As orientações seguem o Protocolo de Biossegurança Institucional e o Protocolo de triagem da saúde do público em atividades presenciais ou semipresenciais na UFJF, além das recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), do Ministério da Saúde (MS) e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). 

Com relação aos profissionais terceirizados, foram repassados às empresas que prestam serviços para a Instituição os protocolos de biossegurança institucionais que devem ser seguidos, além das recomendações específicas de cada atividade.

O gerente de Segurança do Trabalho, da Coordenação de Saúde, Segurança e Bem-Estar (Cossbe), Rodrigo Nunes da Cruz, explica que o serviço não tem a finalidade de realizar a triagem do servidor em relação aos sinais e sintomas compatíveis com a Covid-19. Para essa triagem, foi disponibilizado o Protocolo de triagem da saúde do público em atividades presenciais ou semipresenciais na UFJF, com o objetivo de assessorar os gestores das unidades acadêmicas e administrativas, quanto ao monitoramento de sinais e sintomas sugestivos da Covid-19 no ambiente de trabalho. 

“O Fale Conosco tem como objetivo facilitar a interlocução com os servidores, como por exemplo tirar dúvidas sobre quais equipamentos de proteção individual (EPIs) devem ser utilizados em determinada atividade e como fazer para requisitar estes EPI´s ou materiais de higienização, e esclarecer sobre o protocolo de triagem da saúde do público em atividades presenciais ou semipresenciais na UFJF, no contexto da pandemia”, destaca.

Os interessados podem entrar em contato de segunda a sexta-feira, das 10h às 13h, pelo WhatsApp (32) 2102-3269. E de 13h às 16h, pelo WhatsApp (32) 2102-2265.

A ação é coordenada pela equipe técnica da Cossbe, composta por técnicas de segurança do trabalho, técnicas de enfermagem, enfermeiros(as), médicos do trabalho, engenheiros de segurança do trabalho, psicóloga e assistente social. O objetivo do projeto é  fazer com que o servidor se sinta mais seguro em realizar suas atividades.