Podem ser pedidos dispensa, inclusão ou equivalência de disciplina, e cômputo de opcionais (Foto: Pixabay)

Os estudantes da graduação que cursaram disciplinas de nível superior em outra graduação ou pós-graduação na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) ou em outra Instituição de Ensino Superior (IES) nacional ou estrangeira já podem solicitar o aproveitamento de estudos.

Pedido, período e forma de solicitação
Os períodos para as solicitações de aproveitamento de estudos são definidos no Calendário Acadêmico. Para os alunos de Educação a Distância (vinculados aos polos) no primeiro semestre letivo de 2021, o período de solicitação vai até 31 de março. 

A solicitação deve ser protocolada na Central de Atendimento (CAT) e/ou nas secretarias de cursos do campus avançado de Governador Valadares. A CAT disponibilizou formulário eletrônico para submissão do aproveitamento de estudos. 

Modalidades e documentos
O aproveitamento de estudos possui quatro formas que se distinguem em relação aos efeitos gerados sobre o histórico do estudante: dispensa de disciplina; inclusão de disciplina; equivalência de disciplina; e cômputo de opcionais.

Documentação
É necessário anexar o histórico escolar para comprovar a realização da disciplina cursada. No caso de dispensa de disciplina de outra IES, é preciso anexar o plano de ensino (ementa).

Documentos oriundos de universidade estrangeira, caso não estejam devidamente autenticados, devem ser reconhecidos pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI). Os arquivos em língua estrangeira devem estar acompanhados de tradução para o português. A tradução poderá ser feita pelo próprio interessado e autenticada pela DRI.

Os documentos emitidos por outras Instituições de Ensino Superior devem estar autenticados, seja eletronicamente ou por meio de assinatura convencional.

Se a carga horária cursada estiver expressa somente em créditos, é necessário apresentar outro documento da respectiva instituição de ensino que evidencie a carga horária equivalente a um crédito para aquela instituição.

Os anexos devem ser enviados em formato PDF ou ZIP. Caso enviado por ZIP, os arquivos também devem estar em PDF.

Outras informações
cdara@ufjf.edu.br 

Regimento Acadêmico de Graduação

Calendário Acadêmico