Requisições de dispensa, inclusão e equivalência de disciplinas, e cômputo de opcionais, devem ser feitas via formulário on-line (Foto: Pixabay)

Os alunos dos cursos de graduação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) matriculados no segundo semestre letivo de 2020 do Ensino Remoto Emergencial (ERE) podem solicitar “Aproveitamento de Estudos” até o dia 15 de Janeiro de 2021. A requisição deve ser feita através do site da Central de Atendimento (CAT), na seção de Formulários Online. Para os estudantes dos cursos de Educação a Distância, o período será de 1° a 31 de março de 2021.

Podem realizar a requisição do aproveitamento de estudos alunos que cursaram disciplinas em outra graduação ou pós-graduação, na UFJF ou em outra instituição de Ensino Superior, nacional ou estrangeira.

O coordenador da CAT, Mauro Leopoldino, ressalta que o aluno deve verificar o Calendário Acadêmico correspondente ao seu vínculo com a UFJF, uma vez que a demanda tem prazo estipulado no calendário. As solicitações também podem ser realizadas nas secretarias dos cursos do campus de Governador Valadares, para os matriculados no Ensino Remoto Emergencial, ou nos polos, para aqueles dos cursos de Educação a Distância.

“Para que a pessoa possa entender em qual modalidade deve ser realizado o seu pedido, indicamos a consulta ao nosso site, com especial destaque para a análise do fluxograma disponibilizado. É importante que o usuário se atente aos documentos necessários para cada uma das modalidades de solicitação, bem como para as demais informações que estão inseridas em nossa página”, aponta Leopoldino.

Modalidades
A “Dispensa de Disciplina” permite ao aluno da graduação utilizar as disciplinas cursadas em outra instituição ou na própria UFJF (inclusive como disciplinas isoladas) para ser dispensado de disciplinas obrigatórias ou eletivas que constem no currículo do seu curso.

A “Inclusão de Disciplina” permite ao aluno da graduação incluir em seu novo histórico disciplinas que ele tenha cursado anteriormente na UFJF, desde que a disciplina cursada esteja prevista em seu currículo de curso como obrigatória ou eletiva com o mesmo código.

A “Equivalência de Disciplina” possibilita ao aluno da graduação que tenha cursado uma disciplina de outro currículo do curso solicitar a equivalência para uma disciplina obrigatória ou eletiva necessária para ele se formar. A disciplina cursada já tem que estar no histórico atual do discente.

O “Cômputo de Opcionais” permite que o aluno aproveite as disciplinas cursadas em outra instituição ou na própria UFJF (inclusive como disciplina isolada), caso elas não encontrem correspondência com as disciplinas obrigatórias ou eletivas do currículo do curso.

Recesso
É importante ressaltar que, a partir desta segunda-feira, 21 de dezembro, a UFJF entra em período de recesso acadêmico, retomando suas atividades no dia 4 de Janeiro. 

Outras informações
Central de Atendimento

mailto:faleconosco@ufjf.edu.br 

WhatsApp (32) 2102-3911