Movimento no campus por volta das 11h estava tranquilo, atípico em relação aos anos anteriores (Foto: Gustavo Tempone)

Atualizada às 13h33 de 27/02/2021

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) abriu suas portas neste sábado, 27, para receber os candidatos do Programa de Ingresso Seletivo Misto. No campus, são esperados 860 candidatos que começaram a chegar ainda na parte da manhã para as provas. Outros 14 locais recebem o exame em Juiz de Fora, além das cidades de Governador Valadares, Petrópolis, Volta Redonda e Muriaé. A provas continuam no domingo, 28.

Mesmo diante do cenário epidemiológico enfrentado no país, o reitor da UFJF Marcus David acredita que era essencial garantir o ingresso dos alunos.  “Nós priorizamos a realização do Pism III, que é justamente o processo que garante o fluxo de entrada de alunos e a não interrupção das nossas atividades fundamentais. Programamos para o futuro as datas dos outros módulos e realizamos esse processo com todos os cuidados, seguindo todas as medidas sanitárias, para procurar garantir a segurança dos candidatos e dos trabalhadores envolvidos nesse processo”, explica David.

Em relação à execução do evento, o pró-reitor de Graduação Cassiano Amorim acredita que “esse é um grande desafio para a Universidade, que trabalhou muito para oferecer a segurança prevista nos protocolos definidos pelo comitê local”. Entre as principais recomendações estão o uso  máscara de acordo com as exigências do edital e a apresentação de documento oficial de identificação com foto.

Portões abertos para receber os futuros ingressantes da instituição (Foto: Gustavo Tempone)

Segundo o pró-reitor Cassiano Amorim, foram organizadas equipes para observar o cumprimento dos protocolos de biossegurança, além dos fiscais que também foram capacitados. “As equipes estão circulando pelos locais de prova desde às 9h, tanto para observar o cumprimento das normas como para orientar os participantes. A expectativa é de que as provas possam transcorrer com tranquilidade de acordo com o que nós planejamos.”

Isadora não quis correr o risco de se atrasar, e chegou ao campus às 10h30. ‘Me sinto mais segura em fazer as provas do Pism do que as do Enem’ (Foto: Gustavo Tempone)

Vinda de Belo Horizonte, Isadora Emily Ribeiro, tem 17 anos e presta o vestibular seriado para o curso de Medicina Veterinária. Chegou no campus universitário por volta das 10h30, trouxe as máscaras extras, o lanche e segue todos os protocolos de biossegurança. “Me sinto mais segura em fazer as provas do Pism do que as do Enem. As normas evitam aglomeração e a proposta do lanche ser fora de sala de aula, para que os candidatos não fiquem sem máscara dentro do ambiente da avaliação, é ótimo. Até os meus parentes ficaram mais tranquilos com isso.”

Giovanna da Silva Donato é natural de Juiz de Fora e se preparou o ano inteiro para realizar as provas do módulo III do Pism para o curso de Odontologia. Candidata pela cota D, voltada para pessoas pretas, pardas e indígenas – independente da renda – diz estar ansiosa, mas se sente segura. “Fiz um cursinho e revisional, pois como sou de escola pública, não foi dado o suporte necessário.” Sobre os protocolos de segurança, segue à risca. “Nós separamos tudo o que foi exigido no edital. Preparamos lanches, máscaras, saquinhos e o álcool em gel. Só de as salas não estarem cheias, eu me sinto mais segura.”

Giovanna Donato, aluna de escola pública, tenta uma vaga para Odontologia (Foto: Gustavo Tempone)

Conforme previsto, os portões começaram a ser abertos às 11h para evitar aglomerações de pessoas em cima do horário de início das provas, às 13h. Houve registros pontuais em algumas escolas de atraso para a abertura e entrada nos locais.  Os amigos Savana Bitencourt, Marcos Vinicius Botelho e Giovana Querino preferiram não arriscar e saíram de Santana do Deserto por volta das 9h30 para chegarem com antecedência à Faculdade de Educação.

O grupo aponta que se sente em segurança para a realização das provas. “Comparado aos outros anos, percebemos que não há aglomeração. A separação dos exames dos módulos I, II e III foi uma excelente opção. Além disso, o distanciamento, a alteração de lugares e o não uso dos bebedouros nos deixaram mais seguros.”

Recomendações

Obra na Av. Itamar Franco deixa a via em meia pista (Foto: Flavia Lopes)

Quem faz prova no campus da UFJF deve observar o horário de saída para as provas, pois uma obra na Avenida Presidente Itamar Franco, logo após o Shopping Independência, deixa a via em meia pista. Além disso, não é possível estacionar no campus, os veículos podem parar no local apenas para embarque e desembarque.

A população deve evitar circular pelo campus e utilizar o local para a prática de atividade física neste final de semana, diminuindo o fluxo de pessoas e os riscos de transmissão de coronavírus. É também necessário observar que existe decreto municipal em vigor para uso de máscaras em locais públicos, incluindo o campus.

Posso ajudar?

Equipe do Receptivo orienta os candidatos que chegam aos locais de prova

Uma equipe de cerca de cem integrantes do Receptivo está alocada nos locais de prova orientando candidatos. Segundo Mariana Floriano e Thauany Lino, presentes no Instituto de Ciências Biológicas, o movimento tem sido tranquilo durante a manhã. As questões mais frequentes são relacionadas à localização dos espaços.

A equipe do portal da UFJF realiza esta cobertura seguindo todos os protocolos de biossegurança previstos em edital, incluindo o distanciamento de pelo menos 1,5m dos entrevistados, além do uso de máscaras e faceshields, fornecidos pela organização do processo seletivo.

Outras informações: https://www2.ufjf.br/copese/