Idosos com 90 anos ou mais terão a oportunidade de serem vacinados contra Covid-19 neste fim de semana, nos dias 13 e 14 de fevereiro, em sistema de drive-thru, no campus sede da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A ação envolve professores, estudantes e profissionais de Enfermagem da UFJF, em parceria com a Secretaria de Saúde (SS) da Prefeitura Municipal de Juiz de Fora (PJF), e ocorre no estacionamento da Faculdade de Educação (Faced) das 9h às 16h. A iniciativa também será realizada no Departamento de Saúde do Idoso, na rua Batista de Oliveira, 943. Somente cidadãos desta faixa etária e residentes em Juiz de Fora serão vacinados.

Os integrantes da UFJF que atuarão nesta iniciativa já foram vacinados e não apresentam risco de contaminação para os idosos. Durante o ato de imunização, deve ser apresentado, pelo público-alvo ou por familiares e/ou acompanhantes, a cópia da identidade com foto e o comprovante de residência do cidadão, que obrigatoriamente deve residir em Juiz de Fora. Caso o comprovante não esteja em nome do nonagenário, será necessário apresentar uma declaração por escrito do titular da residência, confirmando que a pessoa com mais de 90 anos habita no local.

É fundamental que os idosos nonagenários realizem o pré-cadastramento para a vacinação, exclusivamente por meio do site da Prefeitura de Juiz de Fora.

Recomendações
Durante a vacinação é necessário que o idoso use roupas que facilitem a aplicação e, tanto ele quanto os acompanhantes, devem utilizar máscaras. De acordo com o coordenador do curso de Enfermagem, Thiago Cesar Nascimento, a vacina disponibilizada será a Coronavac, desenvolvida pelo Instituto Buntantan. “Na modalidade de drive-thru, o público será vacinado apenas dentro dos seus veículos. É importante destacar que, seguindo as recomendações das secretarias Estadual e Municipal de Saúde, neste momento, não serão vacinados acompanhantes ou cuidadores desses idosos.”

Quanto às contraindicações, a vacinação não é indicada para pessoas que tenham diagnóstico de Covid-19, síndrome gripal com quadro febril ou que tiveram esses sintomas nos últimos 30 dias. Os imunodeprimidos devem ser vacinados somente com orientação médica. “Além disso, a vacina, em termos de efeitos adversos, pode fazer com que as pessoas sintam dor no local, febre e dor de cabeça como os sintomas mais comuns”, explica o coordenador do curso de Enfermagem.

Respeito às priorizações da vacina

Nascimento reitera que é muito importante que a população compreenda que ainda não há doses disponíveis para atender a todas as prioridades neste momento e, por isso, é preciso que todos respeitem as orientações para a imunização. “Neste cenário, o início da campanha no público idoso a partir de 90 anos, neste fim semana, é um indicativo muito positivo do avanço da ação. Pedimos que as pessoas compreendam que nós, da UFJF, colaborando com a iniciativa, estamos cumprindo as diretrizes determinadas pela Secretaria Municipal de Saúde. Havendo respeito a essas normas e, tão logo o município receba mais doses, com certeza outros públicos serão atingidos.”

Ação conjunta

A ação é fruto da colaboração estabelecida entre a Universidade e a Prefeitura Municipal. Na UFJF, a campanha, integrada à Pró-reitoria de Extensão (Proex), foi denominada “Juntos contra a Covid-19”.

A equipe de enfermagem para aplicação das doses é composta por 20 integrantes, entre eles, professores, estagiários do curso de Enfermagem que já atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), técnicos-administrativos em educação (TAEs) em Enfermagem da UFJF e do Hospital Universitário (HU) e residentes em Enfermagem.

A iniciativa será acompanhada pela Polícia Militar (PM).

Imunização

Após o final de semana, a vacinação de idosos com mais de 90 anos será continuada pela PJF no Departamento de Saúde do Idoso e em em sete Unidades Básicas de Saúde (UBS): Benfica, Borboleta, Nossa Senhora das Graças, Nossa Senhora Aparecida, Vila Ideal, Santa Luzia e São Pedro.

Confira os endereços das UBS para vacinação

UBS Benfica: Rua Guararapes, 106.

UBS Nossa Senhora das Graças: Rua Queluz 72.

UBS Nossa Senhora Aparecida: Rua Nossa Senhora Aparecida, nº 775.

UBS Vila Ideal: Avenida Francisco Valadares, nº 1910.

UBS Santa Luzia: Rua Torreões, s/nº.

UBS São Pedro: Rua João Lourenço Kelmer, nº 1433.

UBS Borboleta: Rua Tenente Paulo Maria Delage 297.

Acompanhe a UFJF nas redes sociais

Facebook: UFJFoficial

Instagram: @ufjf