A Coordenação da Residência Docente da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) realiza, nos dias 9 e 10 de fevereiro, o seminário “Formação Docente, Saberes e Currículos: investimentos nos sujeitos”.  O evento será gratuito, aberto à comunidade acadêmica e remoto, com transmissão pelo YouTube.

Siga a Residência Docente da UFJF no YouTube

Anderson Ferrari: “O seminário é aberto à comunidade acadêmica. O objetivo é ampliar a discussão para além da residência docente” (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

O coordenador da Residência Docente e professor da Faculdade de Educação (Faced) da UFJF, Anderson Ferrari, explica que não será exigida inscrição prévia. Para certificação, os participantes devem assinar lista de presença durante as atividades e completar 70% da carga horária total.

“Esse é o segundo seminário de um total de quatro que a Residência irá fazer. O primeiro seminário aconteceu em novembro e teve como temática a formação docente e as escolas em tempo de pandemia. Agora vamos realizar o segundo seminário, que tem como tema o currículo. O objetivo é discutir e ampliar a discussão para além da residência docente”, pontua Ferrari.

O pesquisador destaca que o evento não é exclusivo para residentes. “Também é nosso objetivo ampliar a formação, entendendo que a formação acontece não somente nas disciplinas e na ação dos residentes na escola, mas em eventos como esse, no qual abriremos para o público, para dialogar a partir de uma temática específica. Nesse sentido, o seminário é aberto à comunidade acadêmica, estudantes da graduação e da pós, estagiários, alunos e alunas que estão no Programa de Iniciação Científica, professores da rede básica,  da rede pública.”

O seminário “Formação Docente, Saberes e Currículos: investimentos nos sujeitos” terá a participação de pesquisadores da UFJF, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e da Universidade de São Paulo (USP).

Confira a programação:

Dia 9 de fevereiro:

• às 8h – Momento Cultural, com a residente Juliana Tolentino e com o professor Júlio Satyro;
  • às 9h – Mesa 1: “Currículo, Formação Docente e Subjetividades”, com as professoras Shirlei Rezende Sales (UFMG) e Mariana Cassab Torres (UFJF);
  • às 18h – Palestra: “Por um investimento radical no currículo”, com a professora Alice Ribeiro Casimiro Lopes (Uerj).

Dia 10 de fevereiro:

Outras informações: imprensa@comunicacao.ufjf.br