A técnica de enfermagem do HU, Denise Freitas, é a primeira a ser imunizada na cidade (Foto: Carlos Mendonça/PJF)

Foram quatro profissionais de enfermagem as escolhidas para o início da imunização contra a Covid-19 na cidade de Juiz de Fora. São elas a técnica de enfermagem do Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF/Ebserh), Denise Freitas, a enfermeira da Unidade Básica de Saúde de Linhares, Geórgia Castro, a técnica de enfermagem da sala de imunização do PAM Marechal, Eva Maria, e a enfermeira que trabalha na coleta de teste de Covid-19 da Atenção Primária, Amanda Sudário.

Denise Freitas tem 43 anos e trabalha no Hospital Universitário desde 2017. Atualmente está atuando na Enfermaria Covid. Ela afirma estar se sentindo privilegiada, pois vê uma luz no fim do túnel depois de todos esses meses trabalhando na linha de frente, vendo tanto sofrimento e incerteza, “Estou muitíssimo feliz!”, comemora. Sua expectativa é que as pessoas tenham consciência da importância da vacina e não fiquem com medo de tomá-la.

A técnica de enfermagem diz que a experiência em trabalhar no atendimento a pacientes com o novo coronavírus tem sido uma mistura de sentimentos. A profissional afirma ter sentido medo, porque ter pessoas com comorbidades na família, angústia e frustração, por ver vidas perdidas, mesmo sendo feito tudo o possível. Mas também relata satisfação de poder ajudar pessoas a se recuperarem e voltarem felizes para casa.

Valorização do SUS

A secretária de Saúde da Prefeitura de Juiz de Fora, Ana Pimentel, explica a escolha dos nomes e do HU como local para marcar o início dos trabalhos. “É um encontro da trajetória de construção do SUS com a trajetória de cuidado das mulheres, que é histórico, uma virada na pandemia. O Hospital Universitário tem uma larga trajetória de ensino e pesquisa. A gente queria agradecer muito pela acolhida que o HU e a UFJF nos possibilitaram nesse momento. Ao começar a campanha aqui, estamos afirmando nosso compromisso com o serviço público de saúde e de educação na cidade e no Brasil”, ressalta.

Para o superintendente do HU, Dimas Araújo, o início da vacinação traz esperança à população que vive dias de angústia e luto pelas vidas perdidas. A escolha do HU-UFJF, hospital de ensino da rede Ebserh vinculado ao Ministério da Educação, para ser o cenário da aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19 em Juiz de Fora é motivo de satisfação de toda a comunidade hospitalar.

“Quando uma trabalhadora do hospital recebe a primeira dose da vacina, representa o reconhecimento ao árduo trabalho que toda a equipe do HU vem desenvolvendo nesses meses de pandemia”, pontua o superintendente. Araújo também agradece à gestão municipal pela escolha do HU para participar deste momento de importância para o Sistema Único de Saúde e à presidência, vice-presidência e diretorias da Ebserh pelo grande apoio dado.

SUS, Universidade e ciência

O reitor da UFJF, Marcus David, acredita que a escolha do HU é representativa. “É importante destacar a importância da ciência para o enfrentamento dessa pandemia. Gostaria de parabenizar, mas principalmente agradecer a Prefeitura por ter escolhido o Hospital Universitário para iniciar a vacinação. Se pensarmos em um ponto de interseção entre SUS, universidade pública e ciência, nada melhor que um hospital universitário para representar tudo isso.”

A prefeita de Juiz de Fora, Margarida Salomão, considera o momento importante e histórico para o município. “A cidade está profundamente prejudicada pela pandemia, com vidas perdidas, pessoas contaminadas, pressão sobre o sistema de saúde, mas também pela crise econômica e social. Neste momento, a vacina é um alento, celebramos o SUS, porque é o sistema público de saúde que nos garante hoje essa possibilidade. Da mesma forma, celebramos a pesquisa pública, do Butantan, da Fiocruz. Quero celebrar também as mulheres trabalhadoras da saúde, tantas delas de forma menos visíveis, é importante que essas mulheres que têm dado essa contribuição sejam protagonistas neste momento.”

Longo caminho a trilhar

O secretário estadual de Saúde de Minas Gerais, Carlos Eduardo Amaral, acredita que o início da vacinação é a abertura de um caminho a ser traçado. “É uma honra estar aqui hoje, estamos rodando o Estado. Para nós é um momento muito especial a chegada da vacina. Agora teremos a condição de começar a caminhar, ter um norte mais definido. Gostaria de deixar uma mensagem positiva. O ideal é vacinar todo mundo. O gargalo hoje é a capacidade da indústria entregar as doses para nós. À medida que ela for entregando, nós vamos vacinando. O estado de Minas provou que temos condições de fazer as doses chegarem aos municípios na velocidade necessária”.

O presidente da Câmara Municipal de Juiz de Fora, Juraci Scheffer, também comemora o início da imunização em Juiz de Fora. “Ainda há um caminho longo a trilhar, mas nós temos capacidade de vacinar toda a população, para que nossa vida possa voltar. Essa situação vai trazer um aprendizado para que a gente possa valorizar o nosso Sistema Único de Saúde.”