Ao longo da pandemia, são diariamente divulgadas imagens de profissionais de saúde envolvidos no cuidado direto de pacientes acometidos pelo coronavírus. A rotina registrada também representa – por meio de cada diagnóstico e aplicação de métodos de prevenção e contenção da doença – especialistas cujo trabalho é indispensável na linha de frente do combate à Covid-19. É o caso de farmacêuticos: na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), bem como em todo o país, esses profissionais estão presentes desde a manutenção dos serviços essenciais até a análise de exames para detectar a presença do vírus. 

Farmacêuticos estão envolvidos na produção de 3 mil kg de álcool em gel e 17 mil exames de diagnóstico de Covid-19 feitos pela UFJF

Neste 20 de janeiro, quando é comemorado o Dia do Farmacêutico, a Faculdade de Farmácia da UFJF celebra a data ao ressaltar o trabalho de profissionais da área – especialmente durante a pandemia, com trabalhadores mobilizados no funcionamento da Farmácia Universitária, na realização de exames de diagnósticos de Covid-19, em pesquisas voltadas para aprimorar a compreensão e o combate à doença, e na fabricação e distribuição de álcool em gel e sabonetes. 

Diagnósticos impactam diretamente na gestão de leitos para pacientes em Juiz de Fora
O diretor da Faculdade de Farmácia, Marcelo Silvério, destaca que, na última semana, a Universidade ultrapassou a marca de 17 mil testes de Covid-19 realizados em seus laboratórios: um localizado na Faculdade de Farmácia e outro no Instituto de Ciências Biológicas. “É um número expressivo, resultado do empenho de todos envolvidos. Nós nos sentimos muito felizes e orgulhosos de poder entregar justamente o que o Sistema de Saúde mais precisa, nesse momento, para o manejo da pandemia: resultados rápidos.”

Método utilizado nos exames de diagnóstico é o RT-PCR (Foto: Canva)

Os laboratórios atendem os testes oriundos do Sistema Único de Saúde em Juiz de Fora. Durante o ano passado, também abrangeram a regional de saúde da cidade de Leopoldina. Em 18 de maio de 2020, os laboratórios receberam o certificado de qualidade da Fundação Ezequiel Dias (Funed), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais. Com isso, as amostras de exames coletadas em Juiz de Fora e região passaram a ser encaminhadas para os laboratórios da UFJF, em vez de serem direcionadas para Belo Horizonte – algo que tornaria mais longa a espera pelos resultados. “Nós emitimos os nossos resultados, em geral, de 24 a 48 horas; um prazo rápido que permite que o município faça uma gestão ágil dos casos positivos.”

De acordo com Silvério, esse tempo economizado é indispensável para uma gestão otimizada de leitos de Covid-19, além de facilitar a rápida identificação de pacientes que, mesmo não hospitalizados, precisam ser orientados a manter as medidas de isolamento social – algo essencial para a redução da transmissibilidade da doença. “O que a Universidade fez, através da Faculdade de Farmácia e do Instituto de Ciências Biológicas, foi colocar à disposição do município esses dois laboratórios para que, então, pudéssemos aumentar e aprimorar o combate à pandemia.”

Atendimento e produção de insumos essenciais
A Farmácia Universitária manteve-se aberta no atendimento ao público na dispensação de medicamentos da atenção primária à saúde. No início da pandemia, o espaço também iniciou uma ação de produção de álcool em gel e de sabonete líquido para apoio aos setores que necessitavam desses insumos, em parceria com o Instituto de Ciências Exatas (ICE) e a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF). O diretor Marcelo Silvério destaca que a mobilização envolvendo a Farmácia Universitária produziu, em um período de difícil atendimento da demanda, cerca de três mil quilos de álcool em gel para a população.

Farmácia Universitária é voltada para atendimentos e serviços essenciais durante a pandemia (Foto: Gustavo Tempone/UFJF)

“A Farmácia Universitária mantém essa produção de álcool e de sabonete líquido até hoje, atualmente em uma quantidade menor, atendendo especialmente setores internos da UFJF”, explica Silvério. O espaço também manteve serviços como aferição de pressão arterial, aferição de glicose, atendimentos telefônicos e teleconsultas. “Continuamos atendendo a população, especialmente do entorno da Universidade. Nós somos a farmácia de referência das UBS de São Pedro e de Santos Dumont.”

Outras informações:
Faculdade de Farmácia
Farmácia Universitária