Duas estudantes do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) foram destaques do Desafio Atitude Ambiental, realizado remotamente entre os dias 11 e 13 de dezembro. O evento promovido pela Vale buscou fomentar soluções inovadoras para o combate ao descarte irregular de resíduos sólidos e a eliminação de focos de queimadas.

Integrantes da equipe LX Hunter’s, as estudantes Victória de Andrade Araújo, do curso de Administração, e Laura Eler Aguiar de Souza, do curso de Fisioterapia, saíram vitoriosas do evento ao defenderam o uso de drones para analisar imagens, a fim de encontrar áreas com risco iminente de queimadas e localizar pontos ideais para se fazer aceiros e outros métodos de combate a incêndios florestais. “Foi incrível, apesar de todas as dificuldades e necessidade de constante adaptação da ideia. Tive a oportunidade de conversar com bombeiros e pude ter a real noção de como é difícil e de como eles colocam em risco a própria vida, para salvar a florestas e os animais. Espero que não só a solução da minha equipe, como a de outros participantes, vá para a frente, buscando sempre contribuir e ajudar esses profissionais tão importantes a combater e principalmente evitar as queimadas” destacou Victória.

A LX Hunter’s ainda conta com a participação do estudante Rafael Viana Mendes, de Vitória (ES). Como premiação, a equipe recebeu R$ 7 mil e seis meses de mentoria pelo programa de desenvolvimento de negócios Lemonade. Para Victória, o resultado é também fruto do trabalho realizado junto ao GT de Inovação da UFJF-GV. “Com certeza, o GT contribui muito com o incentivo e apoio a projetos voltados para o empreendedorismo e inovação. É muito gratificante ter um grupo de apoio assim na Universidade, que nos motiva e dá o suporte e conhecimento necessário para participar de eventos como o Desafio Atitude Ambiental que, por sua vez, assim como os Hackathons e Desafios de Inovação propostos pelo GT, o Speed Lab da SMDCTI e Critt – UFJF, são essenciais para cultivar o empreendedorismo e inovação.  Por meio deles, podemos desenvolver soluções incríveis para problemas da cidade e da sociedade”, finalizou.