mostra virtual ufjf 60 anos arquivo central cecom memorial

Mostra virtual exibirá fotos e documentos relativos aos primeiros 15 anos da UFJF

O Arquivo Central da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) promove, em parceria com o Centro de Conservação da Memória (Cecom) e o Memorial da República Presidente Itamar Franco, a partir das 8h, do dia 21, a “Exposição UFJF 60 Anos: Memórias em Arquivos”. A apresentação acontece no site do Panteão, espaço virtual pertencente ao Memorial.

A restauradora e conservadora do Arquivo Central da UFJF, Andréia de Freitas Rodrigues, ressalta que a exposição abordará os primeiros anos da UFJF, como a construção do campus, mostrando o crescimento da Universidade ao longo dos 60 anos. “Buscamos em nossos acervos documentos textuais e iconográficos que mostram um pouco desse início, desde a doação do terreno, onde hoje está o campus, as obras e os primeiros estudantes.”

No total, foram reunidas 20 imagens, ilustrando o período entre 1960 e 1975. Serão expostos itens como fotos; recortes de jornais; reproduções de documentos como correspondências; a doação do terreno pela prefeitura à UFJF; registros da revolta estudantil; dos primeiros vestibulares; da terraplanagem do terreno; entre outras documentações.

Para a restauradora, a Universidade tem promovido um importante trabalho de preservação, salvaguarda, difusão e educação patrimonial, referentes ao patrimônio documental por meio dos três setores envolvidos na exposição. “Buscamos unir os setores que possuem acervos documentais e dar visibilidade para eles. Assim, tornamos conhecidos da comunidade acadêmica e demais cidadãos, a riqueza da documentação sob guarda da UFJF e que conta muito da história regional e construção da nossa memória.” 

Para a auxiliar de Agente de Cultura e Lazer do Centro de Conservação da Memória, Mariana Cunha de Faria, é gratificante participar da organização de um projeto que, além de contar a história da UFJF, leva cultura à comunidade. Destaca,   ainda, quais itens serão expostos pelo Cecom. “O Centro de Conservação da Memória concederá para a exposição depoimentos, fotos e outros tipos de documentos cedidos a um de nossos projetos de extensão, o ‘Projeto História da UFJF’ desenvolvido o com Laboratório de Patrimônios Culturais (Lapa), que ajuda a remontar a história da UFJF para as gerações futuras.”

Primeiros anos
Documentos e registros jornalísticos contextualizam os fatos que levaram à criação da instituição em 23 de dezembro de 1960, data em que o presidente Juscelino Kubitschek assinou a Lei nº 3.858, que federalizou as faculdades de Direito, Medicina, Ciências Econômicas, Odontologia e Farmácia de Juiz de Fora, além da Escola de Engenharia. Nascia assim a Universidade de Juiz de Fora, que em 20 de agosto de 1965 incorporaria o Federal a seu nome, por força da Lei nº 4.759.

A federalização das antigas escolas superiores já era uma reinvindicação do movimento estudantil, como o demonstra a notícia publicada na Gazeta Comercial em 18 de maio de 1960, sobre campanha do Diretório Central dos Estudantes pela criação da Universidade de Juiz de Fora. Dentre as atividades previstas, com participação de dirigentes do DCE e diretórios acadêmicos e professores das faculdades, a realização de um ciclo de conferências sobre a UJF, incluindo o tema “A Universidade de Juiz de Fora como um imperativo de nosso progresso”, a cargo do professor Josué Cardoso d’Affonseca, então diretor da Escola de Engenharia e membro do Conselho Nacional de Educação.

60 ANOS DA UFJF - 03 - Foto de JK assinando decreto que cria a UJF

Presidente Juscelino Kubitschek assinando decreto de criação da UFJF

Uma das imagens destacadas pela mostra é a de Juscelino Kubitschek assinando a lei de criação da Universidade de Juiz de Fora, que integra o acervo do Memorial da República Presidente Itamar Franco. Prefeito de Juiz de Fora por dois mandatos, nos períodos de 1967 a 1971 e de 1972 a 1974, Itamar acompanhou de perto as obras do portão norte da UFJF, que liga o Campus ao bairro São Pedro. Em correspondência de 7 de janeiro de 1970, o então reitor Gilson Salomão se dirige ao prefeito para informá-lo dos levantamentos sobre o acesso norte ao Campus, visando prepará-lo para encontro em que discutiriam as opções de traçado definitivo para o trajeto entre a Reitoria (instalada desde 1966 na Benjamin Constant) e o Campus.

“60 Anos da UFJF: Memórias em Arquivos” tem curadoria de Tarcísio Greggio, supervisor do Memorial da República Presidente Itamar Franco. No texto de apresentação da mostra, o curador ressalta que o objetivo da exposição é revisitar um pouco da história da instituição, “apostando no contraste que esses documentos e fotografias em preto e branco podem produzir na lembrança de todas as pessoas que passaram pela UFJF”.

60 Anos da UFJF: Memórias em Arquivos – exposição virtual
De 21 de dezembro de 2020 a 21 de fevereiro de 2021, no Panteão
Pesquisa e realização: Memorial da República Presidente Itamar Franco, Arquivo Central e Centro de Conservação da Memória
Curadoria e texto: Tarcísio Greggio

Outras informações: Arquivo Central UFJF

Centro de Conservação da Memória – Cecom

 Memorial da República Presidente Itamar Franco 

Visite o site especial sobre os 60 anos da UFJF: ufjf.br/60anos

Acompanhe a UFJF nas redes sociais
Instagram:@ufjf
Facebook: UFJFoficial  e Estude na UFJF
Twitter: @ufjf_
Youtube: TVUFJF
Spotify: UFJFoficial