Com programação totalmente gratuita e aberta ao público em geral, o Memorial da República Presidente Itamar Franco e o Arquivo Central da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) participam – via on-line – da quarta edição da Semana Nacional de Arquivos, que acontece entre os dias 8 e 14 de junho. 

Memorial da República e Arquivo Central promovem eventos on-line para discutir temas como universalização e acessibilidade dos espaços públicos de acervos e memórias (Foto: Twin Alvarenga/UFJF)

O evento, organizado pelo Arquivo Nacional em conjunto com a Fundação Casa de Rui Barbosa, pretende aproximar as instituições dedicadas à memória no país, divulgando o trabalho desenvolvido por elas. Este ano, o tema da Semana é “Empoderando a sociedade do conhecimento”, abordado nas plataformas do Memorial e do Arquivo Central a partir do podcast “A proteção de pessoas e acervos em tempos de pandemia: Desafios e perspectivas”; e de lives, como “Universalização do acesso em espaços públicos de acervos e memórias” e “Acessibilidade comunicacional para pessoas com deficiência visual em espaços de memória”.

O diretor do Memorial, Tarcísio Greggio, ressalta que esta é a primeira vez que arquivos de Juiz de Fora participam da Semana e esclarece que não há necessidade de fazer inscrição para conferir o conteúdo digital. “Em face das recomendações de isolamento social, a programação será unicamente virtual. Os eventos ficaram a critério de cada entidade, e optamos pelo podcast e pelas lives, com convidados como Alessandra Germano, Emmanuel Sá Resende Pedroso, José Anísio Pitico da Silva, Franco Groia, Patrícia Gomes de Almeida, Aparecida Pereira Leite e Fludualdo Tales de Paula.”

Segundo Greggio, o cenário em que se desenvolve a Semana Nacional de Arquivos incita à reflexão sobre a importância dos espaços museais e de arquivo como fontes confiáveis sobre nossa história e nossa identidade, mostrando que são repositórios de evidências acessíveis sobre o passado e o presente, e oferecem serviços fundamentais para os cidadãos em benefício das sociedades do conhecimento.

“Com a programação, procuramos destacar o potencial desses espaços como equipamentos culturais, incrementando a divulgação de importantes trabalhos desenvolvidos nos arquivos, que incentivam a produção de conhecimento científico e cultural. É nossa obrigação refletir sobre eles e divulgá-los”, argumenta. 

Confira a programação completa da Semana Nacional de Arquivos.

Memorial Podcast

Pós-graduada em História do Brasil Pós-30, pela UFF, Alessandra Germano participa de podcast sobre proteção de pessoas e acervos em tempos de pandemia (Foto: Arquivo pessoal)

O dia 8 de junho (segunda-feira) será marcado pelo episódio especial do Memorial Podcast, com informações sobre “A proteção de pessoas e acervos em tempos de pandemia. Desafios e perspectivas”. Alessandra Germano, arquivista do setor de Arquivos Permanentes do Arquivo Central da UFJF, é a convidada deste podcast, que será lançado nas redes sociais do Memorial da República Presidente Itamar Franco e do Arquivo Central da UFJF. 

Disponível no Spotify, o Memorial Podcast busca debater assuntos relacionados à educação e ao universo dos museus, discutindo também questões pertinentes à história política brasileira, com temas que vão além das narrativas oficiais consolidadas na historiografia nacional.

 Alessandra é mestra em Arquivologia pelo Programa de Pós-graduação em Gestão de Documentos e Arquivos (PPGARQ) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro   (Unirio), pós-graduada em História do Brasil Pós-30, pela Universidade Federal Fluminense (UFF), graduada em Arquivologia pela UFF e em História pela UFJF. É arquivista na UFJF, lotada no Arquivo Central – setor de Arquivos Permanentes.

Lives
O Memorial e o Arquivo Central promovem, na próxima terça-feira, dia 9, às 17h30, a live “Universalização do acesso em espaços públicos de acervos e memórias”, com transmissão no canal do Memorial no Youtube. Participam Emmanuel Sá Resende Pedroso, especialista em Envelhecimento, Acessibilidade e Apropriação, e professor adjunto da  Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFJF; José Anísio Pitico da Silva, assistente social com especialização em Gerontologia e colunista da Rádio CBN/JF e do jornal Tribuna de Minas; e Franco Groia, professor da Universidade Salgado de Oliveira (Universo), cineasta, roteirista, produtor audiovisual e membro do Coletivo Nacional dos Trabalhadores com Deficiência da Central Única dos Trabalhadores (CUT).

No dia 10 (quarta), às 17h30, a live envolve a questão da “Acessibilidade comunicacional para pessoas com deficiência visual em espaços de memória”. A transmissão também acontece pelo canal do Memorial no Youtube, com a participação de Patrícia Gomes de Almeida, graduada em Comunicação Social e especialista em Audiodescrição pela UFJF, além de coordenadora da Sessão Lanterninha do Festival de Cinema Primeiro Plano. 

Consultora em Audiodescrição, Aparecida Pereira  Leite participa de live sobre acessibilidade comunicacional para pessoas com deficiência visual em espaços de memória (Foto: Arquivo pessoal)

Também convidada de quarta-feira, Aparecida Pereira Leite é graduada em História e em Direito, com carreira no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). Consultora em Audiodescrição com formação pelo Instituto Benjamin Constant (IBC), fez o curso de Aperfeiçoamento em Audiodescrição no Ambiente Escolar pelo Núcleo do Grupo de Pesquisa em Inclusão, Movimento e Ensino a Distância (Ngime) da UFJF e trabalha com a “Inclusive Acessibilidade e Produção Cultural” desde 2016.

Aparecida presta consultoria para diversos audiodescritores de todo o país, tendo realizado consultoria na audiodescrição de Patrícia Almeida no primeiro filme audiodescrito de Juiz de Fora (“Móbile Haikai”, de 2017). Participou da produção de acessibilidade do Instituto Moreira Sales (RJ) e do Miss Gay Brasil de 2019.

 Consultor em Audiodescrição, Fludualdo Tales de Paula é também participa da live do dia 10. Professor da rede municipal de ensino, é especialista em educação especial pela UFJF, coordenador do programa Diversidade – Somos Todos Diferentes da Câmara Municipal, atuando ainda no curso de formação de professores do Centro de Ensino Superior de Santos Dumont. 

Em sua trajetória, estão os cursos Sistema Braille e Cotidiano Escolar, o curso de Leitor de Tela NVDA e Dosvox; e Atendimento Educacional Especializado – AEE, do Centro de Formação do Professor da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF). Atuou como co-consultor da audiodescrição do longa “Amarcord” e como consultor da audiodescrição dos filmes “Índia” e “Banzé no Oeste”. Ministrou, no Centro de Atendimento Educacional Especializado Sudeste – Caee/Sudeste, a Oficina de Soroban para professores das salas de AEE da PJF. Em seus campos de interesse está o estudo da Tecnologia Assistiva.

“É importante observar que o trabalho desses três convidados se interligam, uma vez que a Audiodiscrição envolve um especialista, que no caso é Patrícia Gomes de Almeida, e a consultoria de pessoas com deficiência visual, sendo importante esse lugar de empoderamento. Sem eles, o trabalho de Audiodescrição não atinge os objetivos esperados”, enfatiza o diretor do Memorial. 

O conteúdo integral da Semana Nacional de Arquivos está disponível neste link

Outras informações
Arquivo Central da UFJF

Memorial da República Presidente Itamar Franco

Semana Nacional de Arquivos