Documento unifica procedimentos de ingresso, matrícula e encerramento de vínculo (Foto: Alice Coêlho/UFJF)

As pró-reitorias de Graduação (Prograd) e de Pós-graduação e Pesquisa (Propp) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) publicaram, na última segunda-feira, 29, a Portaria Conjunta nº 001/2019. O documento regulamenta a matrícula e os demais procedimentos internos voltados aos estudantes estrangeiros na UFJF.

A portaria descreve todos os procedimentos para regularização dos registros acadêmicos de qualquer estudante internacional na UFJF. A partir dela o aluno estrangeiro poderá acessar a todas as exigências legais e internas à Universidade para a regularização de sua situação. “Mais ainda, a portaria esclarece o papel da Diretoria de Relações Internacionais e sua competência de orientar e prestar informações relativas a todos os procedimentos aos estudantes estrangeiros”, explica a pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa, Mônica Ribeiro de Oliveira.

“Estamos muito felizes pela oportunidade de criar uma operacionalização para todos os estrangeiros e de regular tanto a Graduação, quanto a Pós-graduação. Sabemos que estamos vivendo um momento ímpar na Instituição. Temos uma política de internacionalização com diversos programas, editais, modalidades de participação e intercâmbio”, afirma Mônica.

A diretora de Relações Internacionais da Universidade, Bárbara Daibert, também comemorou a assinatura do documento. “Ele é fundamental, porque regulamenta e desburocratiza questões necessárias, unifica tudo em um só documento e faz isso ficar transparente. Vamos mandar essa Portaria para o exterior, traduzi-la, disponibilizá-la no nosso site. O estrangeiro poderá sair do país dele já sabendo o que precisa trazer, de acordo com a lei, sem papelada a mais”, pondera.

As formas de ingresso dos alunos estrangeiros na Universidade – tanto para a Graduação, quanto para a Pós-graduação – foi um dos temas regulamentados pela Portaria. De acordo com a pró-reitora de Graduação, Maria Carmen de Melo, o documento “dá condições para ele se orientar adequadamente, para providenciar o que é necessário e também nos dá condição de formalizar a vida acadêmica do aluno, daí para frente”.

Após a assinatura, o documento será apresentado ao Conselho de Graduação (Congrad) e ao Conselho Setorial de Pós-graduação e Pesquisa (CSPP).

Confira a íntegra da Portaria.

(32) 2102-3975 – Pró-reitoria de Graduação
(32) 2102-3785 – Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa