Músicas de compositores latino-americanos serão executadas no piano (Foto: Caqui Cahon/UFJF)

Candidatos deverão enviar vídeos executando programas previstos no edital (Foto: Caique Cahon/UFJF)

Estão definidas as datas das provas de habilidade específica para os candidatos aos cursos de Música da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) pelo Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism). O edital 12/2020, complementar ao edital já divulgado, foi publicado nesta sexta, 16, no site da Coordenação Geral de Processos Seletivos (Copese), com as datas das provas e informações importantes aos candidatos. 

Pela primeira vez, devido à pandemia do novo coronavírus, as provas de teoria e percepção musical e de prática musical serão realizadas de maneira remota, com envio de links de vídeos hospedados no Youtube. Os candidatos terão de 17 a 20 de novembro para enviar os vídeos conforme instruções presentes no Anexo 1 do edital. As provas têm caráter eliminatório.

O Teste de Habilidades Específicas para o Curso de Música é constituído por duas provas. A primeira prova, de teoria e percepção Musical, possui as mesmas especificidades para o Bacharelado e para a Licenciatura. Ela busca avaliar os conhecimentos teórico-musicais dos candidatos, assim como suas capacidades em lidar com conhecimentos básicos. As instruções sobre como gravar o vídeo para essa etapa estão no Anexo 2 do edital. 

A segunda prova de prática musical é diferente para cada curso. No Bacharelado, avalia a desenvoltura técnica e instrumental ou vocal dos candidatos, sua expressividade e compreensão musicais. Já para a Licenciatura, a prova pretende avaliar a capacidade do candidato em se expressar musicalmente através do canto ou de um instrumento musical de sua livre escolha. As instruções sobre como gravar o vídeos para o curso dessa etapa encontram-se no Anexo 3 do edital.

O candidato ao Bacharelado de Música que não for considerado apto na prova de prática musical, porém for considerado apto para o ingresso na Licenciatura, não terá de fazer novas provas de habilidades específicas, desde que tenha, no ato da inscrição, indicado o curso de Licenciatura em Música como sua segunda opção.

Confira o edital completo aqui. O resultado dessa etapa do processo será divulgado no dia 1 de dezembro, a partir das 15 h. 

Mais informações: Coordenação Geral de Processos Seletivos (Copese)

Leia mais
Saiba como pedir atendimento especial no Pism 2021
Pism 2021: como pedir a isenção da taxa de inscrição?
Abertas as inscrições para o Pism 2021
Realização do Pism 2021 obedecerá protocolos de biossegurança
Pism 2021 oferece 2.303 vagas em 76 cursos