O Comitê local da Federação Internacional das Associações de Estudantes de Medicina do Brasil (IFMSA Brazil) promove, a partir da próxima semana, o Minicurso de Atendimento ao Paciente com Barreira Linguística. A ação faz parte do projeto Me A(en)tende, idealizado com o objetivo de diminuir os problemas de entendimento entre profissionais da saúde e pacientes de diferentes nacionalidades. As aulas começam no dia 22, a partir das 19h, com o ensino online do mandarim, língua falada em grande parte da China.

Em menos de cinco dias, foram cerca de 400 interessados de todo o país. As inscrições ainda estão abertas, e são destinadas a estudantes, profissionais e a toda a comunidade interessada em aprender os principais termos usados no cotidiano da saúde em inglês, francês, espanhol, italiano, mandarim e Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Durante o minicurso, serão abordadas estruturas frasais básicas, comuns na anamnese para identificação do paciente e de suas queixas em língua estrangeira e Libras. “Nosso objetivo é introduzir de forma prática os tópicos básicos em outra língua, de forma a reduzir a barreira de comunicação durante um atendimento em saúde com um paciente que não fale a língua portuguesa”, explica o membro da IFMSA Brazil UFJF-GV, Eduardo Chang.

O acadêmico do 10º período de Medicina do Campus GV relata que sua família, vinda da Ásia, sentiu o impacto da barreira linguística na chegada ao Brasil. “Meus avós vieram de Taiwan para o Brasil na década de 70. Chegaram sem falar nada de português, e era muito difícil se comunicar com as pessoas. Com o crescente movimento migratório atual, seria muito importante que os profissionais de saúde entendessem um pouco do que o paciente diz”, explica Eduardo.

As aulas serão ministradas por professores e estudantes com fluência ou amplo domínio do idioma. “Serão duas horas por idioma, e, além das aulas, vamos enviar materiais de apoio, como cartões para que o participante possa utilizar no seu ambiente de trabalho e facilitar a comunicação com o paciente”. O evento é gratuito e confere certificado.

Além do mandarim, que será ensinado no dia 22 de julho, o minicurso aborda o inglês no dia 23, o espanhol na sexta, dia 24, o francês no dia 27, além da libras em 28 de julho e italiano para fechar o cronograma, no dia 29. Segundo Eduardo Chang, estão previstos outros idiomas para a segunda edição do projeto, que deve contar, também, com idiomas indígenas.

Mais informações no instagram da IFMSA Brazil UFJF-GV.