A Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos (Cdara) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) divulgou o novo cronograma de resultados e recursos dos candidatos dos grupos de reserva de vagas do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) e do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para o primeiro semestre de 2020. O cronograma pode ser encontrado na página da Cdara.

A decisão foi tomada a partir da necessidade de adequação de procedimentos para a conclusão da matrícula dos candidatos aprovados nos processos seletivos do Pism e Sisu. Os candidatos inscritos nos grupos de reservas de vagas que já realizaram o requerimento presencial de matrícula e ainda encontram-se com a solicitação “em análise” devem acompanhar o cronograma de resultados e recursos na modalidade remota, com recebimento de documentos através de e-mail e seguir as recomendações encontradas no site da Cdara.

Para conferir o cronograma, documentos e como realizar o recurso clique aqui.

Passo a passo

Primeiramente, o candidato deve verificar a situação do parecer disponível ao entrar no Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga) e acessar o ícone Pareceres Recebidos. O documento pode ser obtido a partir do dia determinado pela Cdara para a divulgação do resultado. A data pode ser encontrada no cronograma.

Para interpor o recurso, o Formulário de Recurso, documentação obrigatória, deve ser enviado junto aos demais documentos. O modelo pode ser encontrado neste link. Além disso, o candidato precisa digitalizar os documentos referentes ao requerimento contra o indeferimento de “Análise de Renda”, “Pessoa com Deficiência” ou “Preto, Pardo ou Indígena” e anexá-los ao e-mail em formato de PDF, JPEG ou PNG. Os comprovantes devem estar digitalizados, legíveis e sem cortes ou distorções na imagem para serem aceitos pela UFJF.

Durante o encaminhamento do e-mail, o candidato deve identificar o assunto de acordo com a data em que realizou a matrícula e a comissão a que se destina, sendo a) análise de renda; b) pessoa com deficiência; c) preto, pardo ou indígena. Dessa forma, caso o estudante precise interpor recurso em mais de uma comissão, deverá enviá-los em e-mails separados.

No corpo do e-mail, é preciso conter alguns dados do candidato, tais como, o nome completo, o Cadastro de Pessoa Física (CPF), grupo de ingresso, data de matrícula presencial, contatos de telefone e e-mail, além de listar todos os documentos que estão sendo enviados em anexo.

O envio de documentos para interposição de recurso deverá ser destinado ao endereço recursos.comissao@ufjf.edu.br. Esse e-mail foi criado exclusivamente para receber os documentos de recurso, portanto não serão respondidas possíveis dúvidas.

Confira o cronograma e as recomendações da Cdara

Apoio

Para os candidatos que não têm acesso a um computador e/ou internet, para envio dos documentos, a Central de Atendimento (CAT) do campus de Juiz de Fora e o Setor de Graduação do campus de Governador Valadares disponibilizarão as ferramentas necessárias para este envio (computador, internet e scanner), de segunda a sexta-feira, entre 13h e 17h.

É importante lembrar que  o interessado em utilizar os equipamentos disponíveis nestes locais, deve, obrigatoriamente, agendar previamente dia e horário. Em Governador Valadares, por meio do e-mail graduacao.gv@ufjf.edu.br, já em Juiz de Fora através do e-mail faleconosco@ufjf.edu.br ou do número (32) 2102-3911 que funciona como telefone e WhatsApp.

Os candidatos que utilizarem a estrutura física da Central de Atendimento, do campus de Juiz de Fora, ou do Setor de Graduação, do campus de Governador Valadares, devem estar cientes de que esses setores não farão conferência de documentos escaneados e/ou enviados, sendo responsabilidade exclusiva do interessado a seleção e o envio correto dos documentos, segundo o Regulamento de Matrícula vigente.

Dúvidas

Em caso de dúvidas sobre a documentação do Anexo 2 (Renda) do Regulamento de matrícula, o candidato deve, exclusivamente, encaminhar as questões para o e-mail duvidas.sisuab@ufjf.edu.br. No entanto, se as questões forem sobre os Anexos 3, 4 e 5 (pessoa com deficiência e preto, pardo ou indígena), elas serão respondidas através do e-mail: comissao.prograd@ufjf.edu.br.

Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos (Cdara)
(32) 2102-3911 – Central de Atendimento (CAT)

Acompanhe a UFJF nas redes sociais
Facebook: UFJFoficial