Pesquisadores da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) desenvolvem um modelo de ventilador mecânico de aplicação específica para a Síndrome do Desconforto Respiratório Agudo (ARDS), que acomete pacientes com Covid-19 em estado moderado e grave. “As inovações do nosso projeto estão no desenvolvimento de sensoriamento e atuação mais avançados em relação a alguns modelos emergenciais, com um custo mais competitivo do que o observado em modelos comerciais de mesma capacidade”, explica o professor da Faculdade de Engenharia, Exuperry Costa.

Esse modelo de ventilador mecânico prioriza a indústria nacional, simplificando e agilizando as etapas do aparelho

De acordo com o pesquisador, este foco do Ventilador Mecânico Eletropneumático Simples (VMEPS), como foi denominado o equipamento desenvolvido pela equipe, simplifica a construção desse aparelho específico, aumenta a velocidade de fabricação e prioriza a indústria nacional, demonstrando os resultados de pesquisas emergenciais desenvolvidas na universidade pública. “Várias iniciativas de respiradores emergenciais são baseadas na automatização de uma bolsa de reanimação manual devido ao baixo custo. Nossa iniciativa, por outro lado, é baseada em pneumática, utilizando das linhas de oxigênio e ar hospitalar comumente disponíveis nos leitos de hospital.” Atualmente, o projeto é coordenado pelo professor Pedro Almeida e está em fase de testes de desenvolvimento e elaboração de design.

Com o aumento da demanda mundial devido à pandemia do novo coronavírus, o número de ventiladores mecânicos está sendo insuficiente para atender todos os países – e o Brasil, por não ser autossuficiente na produção deste equipamento, depende da importação de países como a China e os Estados Unidos, que também possuem suas próprias carências e priorizam suas necessidades internas.

Outro fator agravante, como destaca a equipe de pesquisadores, é o custo elevado dos ventiladores mecânicos que, em parte, pode ser justificado pela flexibilidade desses aparelhos: o modelo comercial atende vários sintomas pulmonares causados por diferentes cenários e enfermidades, não limitando-se às exigências de tratamento da Covid-19. Sabendo disto, o modelo proposto pelos pesquisadores é compatível somente com as necessidades do suporte ventilatório de pacientes com Síndrome do Desconforto Respiratório Agudo.

O VMEPS foi desenvolvido por uma equipe da UFJF em parceria com profissionais de instituições de ensino e de saúde, ligadas ao Sistema Único de Saúde (SUS). Os pesquisadores também contam com o auxílio do Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt) da UFJF, para a transferência da tecnologia do projeto, e da empresa local Protmat, para a aceleração do desenvolvimento do modelo.

“Todos temos que ser criativos para enfrentar esses desafios, no âmbito público e privado. Nós, na UFJF, estamos nos esforçando bastante para entregar para sociedade respostas a esses desafios. Estamos desenvolvendo várias técnicas e equipamentos, oferecendo auxílio às pessoas, produzindo álcool gel, insumos de higiene. Outros grupos estão realizando a testagem de Covid-19 em nossos laboratórios, o que aumentou a capacidade da cidade”, destaca o professor Exuperry Costa. “Nós temos uma estrutura muito boa e profissionais muito dedicados. É muito importante desenvolver essas atividades de modo inovador e eficiente, e que cada um faça sua parte também: que quem puder, fique em casa e respeite os protocolos de afastamento social, porque isso salva vidas.”

Outras informações:
Faculdade de Engenharia – UFJF