Os laboratórios da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) responsáveis pela realização de testes para diagnóstico de Covid-19 receberam nesta segunda-feira, 18, o certificado de qualidade da Fundação Ezequiel Dias (Funed), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais. De acordo com as normas da fundação, as certificações refletem o reconhecimento da qualidade dos serviços da instituição. Com essa conquista, os resultados obtidos pelos testes realizados no campus são lançados diretamente no sistema de gestão de resultados do estado e permanecem contabilizados nas estatísticas oficiais, diminuindo o quadro de subnotificação da doença no município e na região.

“Agora, a UFJF passa a integrar a rede de diagnóstico da Covid-19, que é vinculada ao Centro de Operações de Emergência em Saúde do estado”, destaca o Diretor do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), Lyderson Viccini. São dois laboratórios credenciados e aptos a realizar os testes, um localizado no ICB e outro na Faculdade de Farmácia.

Para receber os certificados, os espaços precisam atender a um mínimo de requisitos em relação ao nível de biossegurança e à capacidade técnica e operacional para executar os exames RT-PCR em tempo real. Além disso, é necessário passar por uma prova: a Funed envia para os laboratórios dez amostras com resultados positivos (com carga viral detectável) e negativos (sem carga viral detectável) para o novo coronavírus. Enquanto a Fundação já conhece os resultados, cabe aos laboratórios testar as amostras e enviar as conclusões das próprias análises para que, desta forma, seja comprovada a concordância com os exames obtidos pela Funed. Os laboratórios da UFJF conquistaram 100% de concordância. 

Com o reconhecimento da Fundação, a UFJF passa a integrar a lista de instituições aptas a receberem insumos para testes de Covid-19 adquiridos pelos estado de Minas Gerais. Os pré-requisitos atendidos pelos laboratórios da Universidade são a realização de análises de caráter clínico e científico em amostras biológicas humanas, a presença de recursos humanos e infraestruturas adequadas para aplicação do teste e o comprometimento com normas de qualidade e biossegurança.