Está no ar a primeira edição do boletim informativo JF Salvando Todos, desenvolvido por pesquisadores da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Em sua primeira edição, o documento elucida os dados coletados até a última quarta-feira, 13, que apontam a Zona da Mata como a segunda região com maior número de casos em Minas Gerais, com Juiz de Fora concentrando o maior número de casos confirmados: 66%. Além do panorama local, o boletim também aborda o cenário no estado e no Brasil. 

O documento será publicado quinzenalmente em uma plataforma on-line e informa de maneira acessível, por meio da análise de dados e gráficos, o panorama sobre o coronavírus em Juiz de Fora e no Brasil. Trata-se de mais um produto resultante da mobilização de pesquisadores da UFJF para a ampla divulgação de dados seguros, técnicos e estatísticos acerca da atual pandemia. No site do projeto, também estão disponibilizadas as notas técnicas elaboradas pelo Grupo de Modelagem Epidemiológica da COVID-19.

“Nossa principal motivação é fazer chegar a todos os cidadãos, e também aos tomadores de decisões, os dados oficiais acompanhados de análises estatísticas e interpretações simples, sempre usando uma linguagem acessível”, explica o pesquisador do Departamento de Estatística, Marcel Vieira, idealizador do boletim JF Salvando Todos.

Esforço coletivo
O professor Marcel Vieira afirma que o boletim é fruto dos esforços coletivos de pesquisadores e estudantes, tanto da UFJF quanto de instituições parceiras, reunindo colegas das áreas de Estatística, Saúde e Comunicação. A pesquisadora Mônica Prado, do Centro Universitário de Brasília, é outra aliada do projeto. Vieira também destaca a atuação dos estudantes Pedro Henrique Pacheco e Gabriela dos Santos, que viabilizam a programação e produção do boletim, respectivamente. Atualmente, a equipe responsável pelo boletim conta com seis colaboradores. 

Outras informações:
1ª edição – JF Salvando Todos