Doação de óleo de cozinha usado e óleo de soja virgem pode ser feita no ICE (Foto: PeopleImages/Getty Images)

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), por meio do departamento de Química do Instituto de Ciências Exatas (ICE), iniciou um projeto para fabricação de sabão e sabonete líquido para, posteriormente, doar os produtos para pessoas em condição de vulnerabilidade. A iniciativa faz parte de uma série de esforços que a Universidade vem desenvolvendo para o combate ao novo coronavírus.

O projeto, capitaneado pela professora Denise Lowinsohn, do departamento de Química, utilizará as dependências de laboratórios da UFJF para a fabricação de sabões e sabonetes líquidos feitos por meio da doação de óleos de cozinha usados e óleos de soja virgem. O projeto aceita contribuições de toda sociedade civil que, além dos óleos, também pode doar garrafas plásticas vazias. Para participar, é preciso levar as doações e deixá-las ao lado direito da escada do Reuni, perto da sala 401, localizada no Instituto de Ciências Exatas (ICE). Clique aqui para conferir onde está o ICE no campus da UFJF e clique aqui ver a localização do ponto de doação.

Atualmente em sua primeira semana de funcionamento, o projeto conta com o auxílio de mais um professor e dois estudantes – número que deve aumentar, de acordo com as expectativas de Denise Lowinsohn. Neste primeiro momento, as doações recebidas vêm do óleo usado nas comunidades da cidade.  A professora explica que “a idéia do projeto é doar o sabão e sabonete líquido para abrigos temporários, associação de catadores, penitenciárias e pessoas em situação de vulnerabilidade”. Ela ressalta, no entanto, que a quantidade de doações depende da disponibilidade de matéria prima.