A Pró-reitoria de Graduação (Prograd) publicou suas orientações acerca do funcionamento das bolsas sob sua responsabilidade. Para isso, levou em conta as resoluções 10/2020-CONSU e 23/2020-CONGRAD, atentando para o vínculo que cada programa possui em relação ao calendário acadêmico.

Sobre as bolsas de Treinamento Profissional e dos Grupos de Educação Tutorial (GET), ficou estabelecido que elas poderão ter atividades remotas, se a natureza do projeto permitir, ou podem ser encerradas caso esse modelo não seja possível. A avaliação deve ser feita pelo orientador do projeto. 

Esses dois programas são de fluxo contínuo, ou seja, não param durante férias e recessos, por isso, o entendimento de que não estão vinculados ao calendário acadêmico e podem, a critério do orientador, serem mantidos remotamente ou não. No parecer da Prograd, ficam estabelecidas algumas exigências para a manutenção das atividades das bolsas. Leia aqui. 

Para o Programa de Educação Tutorial (PET), mantido pelo Governo Federal, a orientação recebida por meio do Ministério da Educação é de que servidores e colaboradores devem trabalhar remotamente.

Já as resoluções que regulamentam os programas de Monitoria, Monitoria Acompanhamento Acadêmico, Monitoria Júnior, Universalização de Língua Estrangeira, Universalização em Libras, Universalização em Informática vinculam seu funcionamento ao calendário e, por razão de sua suspensão, ficarão também suspensos a partir do mês de abril.  Para essas modalidades, o último pagamento será feito no início deste mês de abril (referência março). 

A Prograd também é responsável pelo gerenciamento dos programas de Mobilidade Acadêmica e pelo Pibid, mas nenhum deles possui bolsas em vigência atualmente.

Em todas as modalidades, durante o período de suspensão do calendário acadêmico, não serão selecionados novos bolsistas.  

Leia mais:

Assistência, Extensão e Relações Internacionais deliberam sobre manutenção de bolsas

Setores começam a deliberar sobre funcionamento das bolsas