A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) atribuiu para cada pró-reitoria a definição, junto aos seus respectivos conselhos, sobre o funcionamento e a manutenção das bolsas durante a suspensão do calendário acadêmico. Independentemente de tal decisão, está mantido o pagamento das bolsas estudantis de março, conforme a Resolução Nº 10/2020 do Conselho Superior (Consu). Os depósitos serão feitos em abril.

Após o Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt) e a Pró-reitoria de Cultura (Procult), outros três setores deliberaram sobre sobre o tema. Veja a seguir:

Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa*

A Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa (Propp) está encaminhando para todos os orientadores do último edital de Iniciação Científica, a orientação de serem mantidas as atividades, de forma remota, durante o período de suspensão das atividades acadêmicas. No entanto, caberá ao orientador de cada projeto essa definição.

Em caso da realização das atividades de forma remota será necessário, obrigatoriamente, que o orientador realize ajustes no plano de atuação de bolsistas e voluntários. A Propp disponibilizará um formulário on-line para que os orientadores possam fazer as propostas e alteração necessárias.

A resolução que abarca este encaminhamento será discutida em ambiente virtual no Conselho Setorial de Pós-graduação e Pesquisa (CSPP), entre os dias 1 e 2 de abril, sendo a votação para a definição final no dia 3 do mesmo mês.

Pró-reitoria de Assistência Estudantil

A Pró-reitoria de Assistência Estudantil (Proae) vai manter o Auxílio Moradia, o Auxílio Creche e a bolsa de Permanência Estudantil Universitária (Pnaes). O Auxílio Transporte foi garantido no mês de março, com pagamento em abril, mas ainda passará por avaliação por conta da suspensão das atividades acadêmicas. Caso as atividades não sejam retomadas no próximo mês, o auxílio deve ser suspenso e retornará junto ao período de volta às aulas.

O Auxílio Alimentação está mantido por meio do fornecimento de marmitex no Restaurante Universitário (RU). O Auxílio Permanência será mantido até que haja algum impedimento do Ministério da Educação (MEC), que é o responsável pelo pagamento desta modalidade.

Pró-reitoria de Extensão

Conforme deliberação do Conselho Setorial de Extensão e Cultura (Conexc), os coordenadores de programas e projetos de extensão que mantiverem o desenvolvimento de suas ações no período de suspensão das atividades acadêmicas na UFJF deverão procedê-las de forma remota, promovendo a formação e a capacitação dos estudantes para as ações planejadas. Para isso, será necessário, obrigatoriamente, o preenchimento de formulário eletrônico da Proex, específico para ajustes no plano de trabalho de bolsistas e/ou voluntários, e envio, impreterivelmente, até o dia 10 de abril de 2020, bem como o lançamento de frequência pelo responsável no SIGA-Bolsas.

Também foi definida pelo Conexc a manutenção da vigência de todos os editais da Proex, sem prorrogação de duração das bolsas.

Os coordenadores de projetos e programas de Extensão que estão realizando processos seletivos para bolsistas e voluntários, de forma remota, no segundo prazo definido pelos editais da Proex, deverão encaminhar a documentação completa, para o e-mail extensao@ufjf.edu.br, até o dia 6 de abril de 2020, para cadastro dos integrantes no mesmo mês. Além disso, foi deliberado pelo Conselho a suspensão de novos editais até que as atividades presenciais sejam retomadas.

Confira a resolução 01/2020 do Conexc

Diretoria de Relações Internacionais

Na Diretoria de Relações Internacionais (DRI), os programas de bolsas oferecidas – Idiomas sem Fronteiras, Laboratório de Internacionalização (Labint) e Treinamento Profissional (TP) – também serão continuadas. Entre as três modalidades, nas duas primeiras, os bolsistas permanecem na função de tradução, revisão de tradução e produção de material. Já os estudantes de TP atuam em um projeto para alunos que estão fora do país. Todas as atividades são realizadas remotamente.

Setores começam a deliberar sobre funcionamento das bolsas

Nos acompanhe nas redes sociais

Facebook: UFJFoficial

Instagram: @UFJF