Ideia é dar suporte e acolhimento aos profissionais de saúde que vão atuar no enfrentamento do novo coronavírus (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

Residentes e tutores do curso de Psicologia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) irão disponibilizar suporte e acolhimento profissional aos profissionais de saúde do Hospital Universitário (HU) que atuam no enfrentamento da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). 

A iniciativa manterá a estrutura de um plantão psicológico – um espaço online para suporte, orientação e acolhimento dos profissionais de saúde atuantes no HU – e será realizada por psicólogos capacitados pelas Residências Multiprofissionais em Atenção Hospitalar e em Saúde do Adulto.

“A ideia surgiu na parceria com as psicólogas do HU, Priscilla Noé e Caroline Terror, além dos residentes. Temos como objetivo proporcionar suporte aos profissionais de saúde que se encontram na linha de frente do enfrentamento ao coronavírus e assim se tornam mais vulneráveis ao desenvolvimento de quadros de ansiedade, depressão, Síndrome de Burnout, estresse pós-traumático e transtornos psicossomáticos”, explica a professora do Departamento de Psicologia do Instituto de Ciências Humanas (ICH) da UFJF, Fabiane Rossi, que também é tutora dos programas de residência ligados ao projeto.

Conforme explica a professora, a psicologia das emergências estuda o comportamento das pessoas nos incidentes críticos, acidentes e desastres, desde uma ação preventiva até o pós-trauma, com intervenções de compreensão, apoio e superação do trauma psicológico às vítimas e aos profissionais. “Envolve desde o suporte à experiência pessoal do estresse pós-traumático aos eventos adversos provocados por calamidades.”

O profissional interessado deverá enviar um e-mail para o endereço plantaopsihuufjf@gmail.com, solicitando o atendimento. Em seguida, o psicólogo plantonista entrará em contato para agendar e combinar qual plataforma será utilizada e quais os horários disponíveis pelo plantão, que funcionará de  segunda à sexta, das 8h às 20h.