Parte do material doado pelo departamento de Odontologia (Foto: Divulgação)

Os departamentos de Odontologia e Fisioterapia do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) anunciaram nesta segunda-feira, 23, o repasse de materiais de consumo ao Hospital Municipal de Governador Valadares (HMGV). A iniciativa tem como objetivo apoiar o município no enfrentamento ao novo coronavírus (Covid-19).

Após contato da infectologista Júnea Ferrari, do HMGV, o departamento de Odontologia decidiu repassar 25 mil pares de luvas de procedimento, 12 mil máscaras e 10 mil toucas.  “No enfrentamento de uma pandemia, há urgência em prestar assistência em saúde para grande número de pessoas ao mesmo tempo e as dificuldades que o sistema público de saúde enfrenta se multiplicam. Nestes casos todo o sistema é ‘pego de surpresa’, não há material em estoque no volume em que o serviço se apresenta e os postos de venda não conseguem suprir a demanda do mercado em tempo hábil. Considerando a importância da parceria das Instituições e Serviços de Saúde, esperamos sempre que necessário estarmos engajados e dispostos a continuar prestando apoio mútuo em prol da Saúde Pública do Brasil”, destacou o chefe do departamento de Odontologia, Carlos Eduardo Pinto de Alcântara.

O departamento de Fisioterapia, por sua vez, repassou ao HMGV 4 mil pares de luvas de procedimento, 300 sacos de lixo de 100 L para descarte de material hospitalar contaminado e 227 sondas para aspiração de vias aéreas (nasotraqueal). “A UFJF-GV e a Prefeitura de Municipal de Governador Valadares também são grandes parceiras nas atividades de ensino, pesquisa e extensão oferecidas à comunidade Valadarense. Por isso, neste momento de crise na saúde pública, a UFJF-GV não poderia se omitir em ajudar nossa cidade e a população para vencermos juntos o desafio que temos pela frente. O repasse de insumos para o Hospital Municipal de Governador Valadares foi uma iniciativa do Departamento de Fisioterapia da UFJF-GV, que acompanha atentamente os desdobramentos desta crise e se coloca a disposição do município para auxiliar no que for necessário”, afirmou o chefe do departamento de Fisioterapia, Rafael Marins Rezende.

Parte do material doado pelo departamento de Fisioterapia (Foto: Divulgação)

Este repasse é fruto da assinatura do Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde (COAPES), realizada ainda em 2017, que oficializou a parceria entre UFJF-GV e Secretaria Municipal de Saúde e que garante que os estudantes de saúde do campus avançado de Governador Valadares tenham asseguradas atividades práticas de qualidade na rede pública de saúde.  “A atitude dos departamentos de Fisioterapia e Odontologia demonstra na prática a cooperação entre UFJF-GV e Secretaria da Saúde de nosso município. O atual momento exige, mais do que nunca, a soma dos esforços institucionais. Já tínhamos nos colocado à disposição na reunião do Comitê do município na última quarta-feira e iremos manter esforços conjuntos para enfrentarmos esta pandemia”, destacou o diretor geral da UFJF-GV, Peterson Andrade.

A parceria entre as instituições também foi ressaltada pelo Secretário Municipal da Saúde. Enes Cândido valorizou o compromisso da UFJF-GV com a saúde de Governador Valadares e agradeceu pelo material recebido.  “Queria agradecer a UFJF-GV pela mobilização e repasse de, por exemplo,  equipamentos de proteção individual neste momento de enfrentamento da pandemia. É muito importante esta união uma vez que já temos um termo de convênio, com os alunos aqui no campo de estágio. Mais uma vez a UFJF se posiciona como uma parceira com o intuito de nos ajudar com o repasse destes materiais que serão utilizados pelos nossos profissionais da saúde que estão na linha de frente em nosso hospital”.

Desde a última quarta-feira, 18, como medida preventiva, a UFJF-GV paralisou todas as suas atividades acadêmicas. Dois dias antes, na segunda-feira, 16,  criou um Grupo de Trabalho Extraordinário para organizar ações frente à pandemia.