Peterson Andrade defendeu a união de todos os órgãos públicos (Foto: Dante Rodrigues)

Representantes do campus GV da Universidade Federal de Juiz de Fora(UFJF-GV) participaram na manhã desta quarta-feira (18) da segunda reunião de alinhamento do Sistema de Comando em Operações (SCO) convocada pela prefeitura de Governador Valadares para traçar estratégias de enfrentamento ao Coronavírus (Covid-19).

Na ocasião o diretor geral da UFJF-GV, Peterson Andrade,  a professora Alexandra Paiva, do Departamento de Ciências Básicas da Vida, lideranças das Secretarias do Município, das Superintendências do Estado, do Corpo de Bombeiros e Polícias Militar e Civil ouviram do prefeito André Merlo a solicitação de contínuo apoio para conscientizar a população sobre a importância do isolamento social.  “Precisamos agir preventivamente. É importante que pessoas com sintomas de gripe e idosos fiquem em casa”.

A reunião definiu a ampliação da suspensão das aulas na rede municipal de ensino até o dia 31 de março, a restrição do atendimento ao público na Prefeitura e do número de pessoas em eventos,  bem como confirmou, a partir de dados apresentados pela Secretaria Municipal de Saúde, 18 casos suspeitos do Novo Coronavírus na região. As medidas anunciadas no encontro fazem parte de um decreto assinado nesta quarta-feira pelo prefeito e secretários de Governo e Saúde de Governador Valadares.

Peterson Andrade colocou a UFJF-GV a disposição para apoiar o município e destacou as decisões já tomadas internamente na instituição. “As aulas do campus de Governador Valadares da UFJF foram suspensas a partir de hoje. Acreditamos que precisamos conscientizar as pessoas sobre o isolamento, mas também sobre medidas simples de higienização que são indispensáveis. Tais como a higienização regular dos objetos de trabalho compartilhados, como um computador, mouse, microfone, etc. No Senado Federal, por exemplo, a cada discurso o microfone é higienizado. Ou seja, uma nova cultura na limpeza precisa ser implantada pelas pessoas.”

O diretor da UFJF-GV destacou ainda a importância de que a população se informe pelos canais oficiais da Prefeitura, do Governo do Estado e da UFJF-GV.  “É importante que todas essas decisões sejam conhecidas pela população. É um dever nosso evitar fake news”.

Acompanhe diariamente a situação da epidemia em Minas Gerais por meio dos boletins divulgados pela Secretaria de Saúde do estado.