Universidade oferece 16 plataformas on-line, entre pagas e gratuitas, nas quais os alunos encontram periódicos, publicações e artigos (Photo on Visual hunt)

A suspensão das aulas na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), como medida preventiva à não propagação e infecção pelo novo coronavírus (Covid-19), pegou muitos estudantes, professores e servidores desprevenidos. Entre as dúvidas mais comuns, o que fazer durante esse período sem atividades acadêmicas? O portal da UFJF reuniu nove dicas para ajudar a manter uma rotina produtiva e de aprendizado durante os dias de distanciamento social.

Leitura como aliada

Apesar do desconhecimento de muitos integrantes da comunidade acadêmica, as Bibliotecas da UFJF possuem um acervo on-line com mais de 21 mil e-books que podem ser acessados pelo Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga). A utilização desse recurso permite que, durante os dias de suspensão de aulas, os estudantes tenham acesso prático e rápido aos conteúdos acadêmicos, podendo adiantar a leitura de matérias ou revisar conteúdo teórico.São oferecidas 16 plataformas, on-line, entre pagas e gratuitas, nas quais os alunos encontram periódicos, publicações e artigos. Ao entrar no Siga 3, basta clicar em “Biblioteca” e o aluno já encontra, não só o acervo físico, mas a versão digital de livros que estão disponíveis. Outras informações sobre como acessar o acervo digital são encontradas no site da própria Biblioteca.

Conheça novos podcasts

Uma das ferramentas on-line que caiu no gosto dos brasileiros, tornando-se fonte de informação e diversão, é o podcast. O formato, originalmente adorado pelos nerds, ganhou força e passou a ser conhecido em todo o território nacional. O programa pode ser escutado em sites, plataformas de músicas ou em aplicativos. Os podcasts, podem abordar temas específicos, narrar histórias, trazer debates ou, simplesmente, conversar sobre os mais variados assuntos. Para aqueles que têm interesse em conteúdos de relevância acadêmica e social, uma das sugestões, é o programa da UFJF, Encontros A3, que compõe parte da nova proposta da revista de divulgação científica “A3”. 

“O projeto é para que a nossa comunidade acadêmica, e o público externo, conheçam sobre as pesquisas desenvolvidas por especialistas e professores da UFJF, mas sempre pegando o gancho em algum tema da atualidade. Nos aproveitamos da expertise deles, para oferecer uma opinião embasada sobre o tema do momento. Já trabalhamos diversos assuntos de interesse da comunidade, e tanto nossos alunos quanto o público em geral, podem aproveitar para conhecer mais das nossas fontes que, neste momento de tanta desinformação, são muito importantes para apresentar o conhecimento científico embasado.”, conta a coordenadora do projeto da Diretoria de Imagem Institucional, Carolina Nalon.

Conheça o Encontros A3.

Cursos a distância

Outra atividade que pode ser realizada sem sair de casa são os cursos de Ensino a Distância (EaD). Além de permitir ao estudante se aprofundar em determinados temas de seu interesse, aprimoram o currículo para a vida acadêmica e para o mercado de trabalho. Os cursos de EaD, por não precisarem da presença de alunos e professores em salas de aula, permitem conciliar o trabalho com os estudos, conseguindo unir a experiência profissional com o conhecimento teórico.

De acordo com o diretor do Centro de Ensino a Distância (Cead/UFJF), José Paulo de Abrahim Abdalla, o ensino a distância é uma ótima ferramenta para os estudantes que querem se especializar em diversas áreas. “O EaD é uma modalidade que permite ao aluno ter maior flexibilidade para administrar o seu tempo, trazendo a vantagem de poder planejar o horário e o local de estudo conforme suas necessidades.”

Atualize o currículo

Há alguns anos, conquistar o diploma universitário significava concluir o fim da jornada acadêmica. Porém, os tempos mudaram, e agora quem conclui a graduação, já pensa em fazer uma segunda graduação, participar de cursos de extensão,  pós-graduação, mestrado ou doutorado, tudo para alcançar uma melhor colocação no mercado de trabalho ou para dar continuidade à carreira acadêmica. Por isso, uma boa opção para o período, é a criação ou a atualização dos currículos lattes e de trabalho. Apesar de parecer algo simples, pode ser bastante trabalhoso.

A pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa, Mônica Ribeiro, explica o motivo da necessidade de manter o currículo lattes atualizado. “Ele é o início da vida acadêmica. Funciona como se fosse o RG da vida universitária do aluno. É, praticamente, uma obrigação mantê-lo atualizado, pois representa a chegada à vida adulta, porém com dados sobre tudo aquilo que foi feito durante a vida estudantil até o momento.”

Plataformas de streaming a favor do conhecimento

Este período em casa é ideal para acessar algumas plataformas de streaming e colocar em dia as séries, maratonar filmes ou assistir documentários que possam contribuir para o crescimento pessoal e acadêmico, ou, simplesmente, para ocupar o tempo. Há uma lista de produtos audiovisuais que podem ser vistos e, ainda, ampliar o conhecimento e debate de diversos temas. “Este é um momento para colocar as leituras teóricas em dia, já que os estudantes tiveram os primeiros encontros com os professores. Vale lembrar que podem estudar por meio de outros materiais, como filmes, para o maior aprofundamento da disciplina. É uma boa oportunidade para não perder o contato com o curso e com a vida acadêmica”, ressalta a pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa, Mônica Ribeiro.

Faça exercícios em casa

Com a recomendação do distanciamento social, muitas academias e espaços para a realização de atividades físicas preferiram seguir as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS)  e do Ministério da Saúde, e também suspender o funcionamento para evitar a propagação do coronavírus. Para não ficar parado durante este período, o professor da Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid) Jorge Perrout, recomenda atividades que possam ser feitas em casa, mas alerta sobre a necessidade de serem realizados com cautela e moderação.

“As atividades que devem ser feitas são aquelas que não precisem de equipamentos específicos, como alongamentos, agachamentos, saltos, flexões de braços e pernas. Quando possível, pode-se usar recursos que já existam na casa, como tapetes durante a realização de abdominais. Mas é fundamental evitar esforços excessivos e de longa duração, pois há pesquisas que indicam que eles podem baixar o sistema imunológico. É necessário que sejam realizadas atividades, as quais, a pessoa já está acostumada a fazer, ou seja, com moderação e sem excessos.”

Use a tecnologia a seu favor

Segundo a recomendação das autoridades de saúde, no momento em que ainda não há uma vacina para combater a Covid-19, é fundamental que a população evite ao máximo o convívio social. Porém, a tecnologia pode ser utilizada de diversas maneiras, entre elas, para o aprendizado e para manter contato com outras pessoas e, assim, diminuir as distâncias.

Quando se pensa em tecnologias para se comunicar, há possibilidades como o whatsapp, o messenger e o telegram que permitem diálogos por meio de mensagens de textos, áudios e vídeos. Mas há também, outras tecnologias que permitem videoconferências entre mais pessoas, como é o caso do google hangout e do Skype. Apesar dessas facilidades, o professor da Faculdade de Comunicação Carlos Pernisa Júnior, alerta sobre os benefícios e perigos sobre a comunicação on-line. “Para falarmos do uso de tecnologias, no caso do isolamento social, temos alguns equipamentos e aplicativos que nos permitem ter acesso a outras pessoas com ajuda de computadores ou celulares, inclusive contatos com grupos de pessoas sem precisarmos sair de casa. Mas, é preciso tomar cuidado para que o contato em grupo, não se resuma apenas a informar más notícias, pois pode trazer problemas, ampliando o estresse, a depressão e uma sensação ainda maior de isolamento. É preciso conversar sobre assuntos diversos e que façam bem.”

O professor do Departamento de Computação do Instituto de Ciências Exatas (ICE), Eduardo Barrere, concorda que as tecnologias existentes como, por exemplo, as disponibilizadas pela Google, podem ser de grande valia no momento de distanciamento social. “As ferramentas que, na verdade, usamos para a diversão e de forma lúdica, podem ser usadas para a formação de conhecimento e contato, pois permitem um diálogo entre muitas pessoas. É uma maneira de disseminar conhecimento, vivências e nos ajudam, até mesmo, a tirar algumas dúvidas.” Reitera, também, sobre o uso das tecnologias a favor do aprendizado. “Além disso, em um momento como o que estamos enfrentando, há vários cursos gratuitos, oferecidos por universidades e empresas, para serem feitos. Inclusive, é uma forma desses espaços cativarem o público e depois trazê-los para mais perto.”

Conecte-se com você mesmo

Como disse o escritor Aldous Huxley – “A única parte do universo que podemos conhecer profundamente e melhorar é a nós mesmos.”  –  dessa maneira, reforça-se a ideia de usar o momento de distanciamento social para entender as necessidades do indivíduo e criar uma boa relação com o seu próprio interior, longe do pânico e das ansiedades. Segundo Pernisa Júnior, o momento é para refletir sobre outros assuntos e não ficar parado vivendo o ócio. “A ideia é ter uma relação com as pessoas que vivem na mesma casa em que você, voltar a ter uma convivência com elas, ouvir músicas, tocar instrumentos e praticar outras atividades, como jogos on-line, ampliar as leituras e até mesmo buscar por conteúdos que ajudem na faculdade ou em pesquisas de mestrado e doutorado. Por mais que as tecnologias nos ajudem na nossa comunicação com os outros, também é recomendável fugir dela, pois precisamos fazer tudo de maneira bem dosada.”

Mantenha-se informado

Para evitar o compartilhamento de informações falsas sobre o novo coronavírus e conscientizar a população sobre as medidas a serem tomadas, é necessário acompanhar sites oficiais, como o da Organização Mundial da Saúde (OMS), o do Ministério da Saúde, e a nível local, o Portal e as redes sociais da UFJF que atualizam diariamente sobre as últimas notícias da pandemia e tiram dúvidas da comunidade.

Segundo o diretor de Imagem Institucional, Márcio de Oliveira Guerra, é fundamental que a comunidade seja mantida informada por meio de canais oficiais, no caso da Universidade por meio do Portal da UFJF, e que evitem propagar informações falsas que possam assustar a população. “É importante que as pessoas se fundamentem com todas as informações oficiais oferecidas pela UFJF, principalmente, considerando a velocidade das informações e de tudo o que está acontecendo. A todo momento poderemos emitir comunicados importantes. Faz-se necessário que a comunidade tenha um canal de comunicação aberto com a nossa universidade e, caso tenham dúvidas, há o espaço do Fale Conosco, que permite acesso para todos e todas.”

Outras informações: faleconosco@ufjf.edu.br 

Nos acompanhe nas redes sociais

Facebook: UFJFoficial 

Instagram: @UFJF    

Twitter: @UFJF_

Youtube: TVUFJF