O Centro de Ciências da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) sedia, nesta segunda-feira, 9, o 1º Encontro Regional do Fórum Técnico Minas Gerais pela Ciência. O Fórum percorre as diferentes regiões do Estado, onde são colhidas sugestões para a formulação do Plano Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, a partir de um documento de propostas produzido por entidades da comissão organizadora. O encontro deve contar com a presença de representantes de diversos setores da cidade e de toda a região da Zona da Mata mineira.

pesquisa_ufjf_Foto_Caique_Cahon_UFJF_

Fórum busca colher sugestões das regiões mineiras para a formulação do Plano Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Foto: Caique Cahon/UFJF)

O Fórum Técnico, que vem sendo desenvolvido desde setembro de 2019, é fruto de uma série de debates sobre o futuro da pesquisa científica e da educação superior no estado de Minas Gerais. A iniciativa é da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, representada pela deputada estadual Beatriz Cerqueira. O objetivo do Fórum é democratizar o debate, a criação e o acompanhamento de políticas públicas nessas áreas. As proposições do documento-final devem servir, também, para proporcionar o desenvolvimento socioeconômico do estado, a redução de desigualdades sociais, de gênero e de raça, e a preservação do meio-ambiente, além de incentivo para a mobilização em defesa da necessidade de investimentos em ciência, pesquisa, tecnologia e inovação para uma sociedade melhor.

A fim de abarcar todas essas temáticas, as etapas regionais do Fórum tem a programação dividida em subeixos. O Grupo 1 reúne os subeixos I e IV: Estrutura da Política de Ciência, Tecnologia e Inovação no Estado de Minas Gerais; e Cidades Inteligentes, Sustentáveis e Criativas. O Grupo 2 abarca os subeixos II e III: Políticas Públicas para o Desenvolvimento Social; e Biomas e Bioeconomia, Água, Energia, Mineração, Agropecuária e Agricultura Familiar.

Cada um desses subeixos e, consequentemente, grupos de trabalho, debatem temas específicos, como biomas e economia; energia; mineração; saúde; educação; segurança pública; ciências humanas, políticas e tecnologias sociais; geração de emprego e renda; conservação de bens materiais e imateriais; cidades e sistema de produção inteligente. Os temas de cada subcomissão temática podem ser conferidos no portal do Fórum Técnico.

Programação
A abertura do encontro acontece às 9h, seguida por uma palestra de contextualização com o diretor de inovação da UFJF, Ignácio Delgado. Ainda pela manhã, será apresentada a metodologia dos grupos de trabalho e ocorrerá a divisão do público por subeixos para as discussões específicas. Após o intervalo para almoço, os debates são retomados e finalizados às 18h. A programação completa está disponível no site da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

Próximas etapas
Após a reunião em Juiz de Fora, o evento passa por mais oito cidades do estado: Varginha, Montes Claros, Araçuaí, Ipatinga, Uberlândia, Belo Horizonte, Divinópolis e Ouro Preto. Em seguida, acontece a etapa final na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, em Belo Horizonte. Nesta fase, os grupos de trabalho devem consolidar o documento de propostas a ser votado na plenária final e apresentado à Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia – o qual deve servir como subsídio para ações legislativas de governo.

Outras informações:
UFJF sedia encontro para compor Plano Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação

UFJF realiza reunião preparatória para Fórum Técnico Minas Gerais pela Ciência

Minas Gerais pela ciência