A fim de traçar estratégias para compor o documento, UFJF também sedia uma reunião preparatória na segunda-feira, 17, às 14h no Centro de Ciências (Foto: Ciro Cavalcanti)

Os moradores de Juiz de Fora e região terão a oportunidade de contribuir na elaboração do Plano Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação. O documento, que embasa ações legislativas e do governo, será construído de forma colaborativa, por meio de consulta pública e reuniões regionais – sendo assim, a participação popular é fundamental. O primeiro encontro regional será em Juiz de Fora, na UFJF, no dia 9 de março. Intitulado como “Fórum Técnico Minas Gerais pela Ciência – Por um desenvolvimento inclusivo e sustentável”, o evento é aberto ao público. As inscrições gratuitas para a participação já estão disponíveis.

Reitor e secretário regional da SBPC realizam reunião preparatória para o encontro nesta segunda-feira, 17

Para que o encontro seja produtivo, a UFJF organizou uma reunião preparatória que acontece nesta segunda-feira, 17 de fevereiro, no Centro de Ciências, às 14h. Nela, o reitor da Instituição, Marcus David, ao lado do secretário Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Luciano Mendes, explicam os detalhes da iniciativa e traçam estratégias de participação e mobilização para o dia 9 de março, quando acontece o Fórum Técnico Minas Gerais pela Ciência. Todos os interessados em discutir e fazer propostas sobre como a ciência, tecnologia e inovação podem contribuir para o desenvolvimento socioeconômico de Minas Gerais são bem-vindos. Para esta reunião preparatória, não é necessário realizar inscrição – basta comparecer.

O que é o Plano Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação?
De forma a valorizar os setores científicos e tecnológicos como instrumentos de retomada do crescimento do estado, o Plano desdobra-se para embasar uma série de decisões – como relativas à recuperação, conservação, sustentabilidade e proteção ambiental; outro exemplo são as temas relacionados ao financiamento e à formação de pessoas na área de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), a fim de reduzir as desigualdades sociais, raciais e de gênero. Para que tais iniciativas contemplem, de fato, os interesses sociais de todo o estado, os interessados devem participar do Encontro Regional do “Fórum Técnico Minas Gerais pela Ciência – Por um desenvolvimento inclusivo e sustentável”.

Fórum Técnico Minas Gerais pela Ciência – Por um desenvolvimento inclusivo e sustentável
Organizado em setembro de 2019 por integrantes da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais, da Fapemig, da SBPC, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de MG, da UFMG e do Sindicato dos professores da Universidades Federais de Belo Horizonte, Montes Claros e Ouro Branco, o “Fórum Técnico Minas Gerais pela Ciência – Por um desenvolvimento inclusivo e sustentável” toma como foco a democratização do debate, da formulação e do acompanhamento de políticas públicas. Para isso, será criado o Plano Estadual de Ciência Tecnologia e Inovação. 

Durante os encontros serão recolhidas sugestões para a formulação do Plano, a partir de documento de referência que está sendo produzido por entidades da comissão organizadora. O primeiro encontro será em Juiz de Fora, mas acontecem também em Varginha, Montes Claros, Araçuaí, Ipatinga, Uberlândia, Belo Horizonte, Divinópolis e Ouro Preto. 

Além de desenvolver o Plano Estadual, o Fórum também tem como objetivos debater a ciência como propulsora do desenvolvimento social e econômico do estado; mobilizar as instituições públicas, poderes públicos, empresas e movimentos sociais para garantir investimento em ciência e promover a integração regional sobre ciência. 

Subcomissões
As discussões dos encontros regionais tomarão como base textos de referência desenvolvidos pelos membros das subcomissões temáticas com quatro subeixos: O sistema de ciência, pesquisa, tecnologia e inovação; Políticas públicas para o desenvolvimento social; Recursos naturais, desenvolvimento econômico e sustentabilidade e Cidades inteligentes.

Dentro destes subeixos estão englobados temas como biomas e economia; energia; mineração; agropecuária e agricultura familiar; saúde; educação; segurança pública; ciências humanas, políticas e tecnologias sociais; geração de emprego e renda; conservação de bens materiais e imateriais; cidades e sistema de produção inteligentes. 

Etapa final
Os Encontros Regionais do Fórum Técnico antecedem a Etapa Final, quando expositores convidados dão palestras sobre o tema do fórum. Depois os participantes reúnem-se em grupos de trabalho, para consolidar o documento que será votado na plenária final. Todos os participantes, devidamente inscritos, têm direito a voz e a voto no decorrer da realização de um evento institucional. Esta etapa será realizada em Belo Horizonte 

Outras informações:
Inscrições Encontro Regional Juiz de Fora 
Fórum Técnico Minas Gerais pela Ciência – Por um Desenvolvimento Inclusivo e Sustentável